Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Lar para Idosos. Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos

Capa de cartão com etiqueta “Lar para Idosos / Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos”, contendo documentação textual e gráfica referente a um projeto que não foi executado.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Arquivo / Biblioteca
Tipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
CorrespondênciaTipo de Processo
Anos Início-Fim
1977-1979
Outras Referências
Cx.289, pt.3

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1977.12
Última Data Registada no Processo
1979.12.06
Projeto de Arquitetura (Autoria)
António Alves Mendes ArquitetoPessoa
Manuel José Baptista EngenheiroPessoa
Síntese de Leitura

1977.12: Memória descritiva e justificativa do estudo para construção de um lar para idosos da Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos (SCMSM), assinada pelo engenheiro Manuel José Baptista e pelo arquiteto António Alves Mendes. Pretende-se “resolver ou pelo menos atenuar a situação de numerosas pessoas idosas existentes na região e que carecem não só de apoio material, mas fundamentalmente e a par deste, de condições que lhes permitam uma vida digna na fase final desta”. Foram fornecidos de programas para lar de idosos e centros de dia pelo Instituto da Família e Ação Social. A SCMSM pretende instalar 60 internos (30 mulheres e 30 homens, 6 casais), e 40 pessoas externas de ambos os sexos e 6 passantes (isto é, “pessoas que no período dos grandes trabalhos agrícolas demandam a região e não encontram pelo menos temporariamente qualquer apoio social”; almeja-se integra uma capela para assistência religiosa.

O edifício será implantado próximo da Urbanização do Pinhal da Vila, praticamente concluída e habitada, e virá a ser completada por um bairro social a nascente do lar (já adjudicado). Distribuir-se-á por dois pisos para concentração dos espaços e encurtamento das circulações. Será constituído por “dois volumes diferenciados que limitam um espaço aberto, pátio, que é um prolongamento das áreas de convívio”. O 1.º piso integra entrada com recepção e administração, zona de convívio, ocupação, alimentação, saúde, apoio geral, balneário para externos e passantes e ajuda doméstica domiciliária. O 2.º piso destina.se a alojamento dos utentes internos e do pessoal. No exterior projetam-se jardins com caminhos para passeios, bancos, estufa, horta e pomar, capoeiras, áreas para jogos, entre outros. A capela, a projetar, será junto da entrada. Estima-se um custo total de 28.000.000$00 (não integrando a capela, que se estima em 1.200.000$00). Possui desenhos de arquitetura detalhados (plantas, alçados); nalguns a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos consta como entidade, noutros a SCMS, tratando-se de versões distintas do estudo.

1978.07.28: Envio, ao Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, de dois processos do estudo prévio do Lar para Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos.

1979.06: Memória descritiva e justificativa do projeto base para construção de um lar para idosos da SCMSM, assinada pelo engenheiro Manuel José Baptista e pelo arquiteto António Alves Mendes. Segue-se a um estudo prévio apreciado pela S.E.R.D.I., que apontou alguns aspetos apesar da concordância geral. Esse estudo foi submetido ao Instituto da Família e Ação Social (IFAS). Deve ser reduzida a capacidade para 60 residentes (o que não foi aceite pela SCMSM) e não se considerar a capela.

Assim, este estudo calcula 30 residentes internos do sexo masculino e 30 do sexo feminino, e ainda 40 externos de ambos os sexos e 6 passantes. Há novas soluções para a organização dos espaços e interligações em resposta ao parecer do IFAS, mantendo-se o programa. O 1.º piso integra entrada com recepção, zona de convívio, ocupação, alimentação, balneário para externos, saúde, ajuda doméstica e apoio geral. No 2.º piso localizam-se alojamentos dos internos e do pessoal, bem como zonas de estar.

Está acompanhada de uma planta de implantação.

Observações

Este projeto não foi executado.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Lar para Idosos. Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/55077/lar-para-idosos-santa-casa-da-misericordia-de-salvaterra-de-magos

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).