Lar para Idosos. Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos
Capa de cartão com etiqueta “Lar para Idosos / Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos”, contendo documentação textual e gráfica referente a um projeto que não foi executado.
Identification
Analysis
1977.12: Memória descritiva e justificativa do estudo para construção de um lar para idosos da Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos (SCMSM), assinada pelo engenheiro Manuel José Baptista e pelo arquiteto António Alves Mendes. Pretende-se “resolver ou pelo menos atenuar a situação de numerosas pessoas idosas existentes na região e que carecem não só de apoio material, mas fundamentalmente e a par deste, de condições que lhes permitam uma vida digna na fase final desta”. Foram fornecidos de programas para lar de idosos e centros de dia pelo Instituto da Família e Ação Social. A SCMSM pretende instalar 60 internos (30 mulheres e 30 homens, 6 casais), e 40 pessoas externas de ambos os sexos e 6 passantes (isto é, “pessoas que no período dos grandes trabalhos agrícolas demandam a região e não encontram pelo menos temporariamente qualquer apoio social”; almeja-se integra uma capela para assistência religiosa.
O edifício será implantado próximo da Urbanização do Pinhal da Vila, praticamente concluída e habitada, e virá a ser completada por um bairro social a nascente do lar (já adjudicado). Distribuir-se-á por dois pisos para concentração dos espaços e encurtamento das circulações. Será constituído por “dois volumes diferenciados que limitam um espaço aberto, pátio, que é um prolongamento das áreas de convívio”. O 1.º piso integra entrada com recepção e administração, zona de convívio, ocupação, alimentação, saúde, apoio geral, balneário para externos e passantes e ajuda doméstica domiciliária. O 2.º piso destina.se a alojamento dos utentes internos e do pessoal. No exterior projetam-se jardins com caminhos para passeios, bancos, estufa, horta e pomar, capoeiras, áreas para jogos, entre outros. A capela, a projetar, será junto da entrada. Estima-se um custo total de 28.000.000$00 (não integrando a capela, que se estima em 1.200.000$00). Possui desenhos de arquitetura detalhados (plantas, alçados); nalguns a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos consta como entidade, noutros a SCMS, tratando-se de versões distintas do estudo.
1978.07.28: Envio, ao Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, de dois processos do estudo prévio do Lar para Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos.
1979.06: Memória descritiva e justificativa do projeto base para construção de um lar para idosos da SCMSM, assinada pelo engenheiro Manuel José Baptista e pelo arquiteto António Alves Mendes. Segue-se a um estudo prévio apreciado pela S.E.R.D.I., que apontou alguns aspetos apesar da concordância geral. Esse estudo foi submetido ao Instituto da Família e Ação Social (IFAS). Deve ser reduzida a capacidade para 60 residentes (o que não foi aceite pela SCMSM) e não se considerar a capela.
Assim, este estudo calcula 30 residentes internos do sexo masculino e 30 do sexo feminino, e ainda 40 externos de ambos os sexos e 6 passantes. Há novas soluções para a organização dos espaços e interligações em resposta ao parecer do IFAS, mantendo-se o programa. O 1.º piso integra entrada com recepção, zona de convívio, ocupação, alimentação, balneário para externos, saúde, ajuda doméstica e apoio geral. No 2.º piso localizam-se alojamentos dos internos e do pessoal, bem como zonas de estar.
Está acompanhada de uma planta de implantação.
Este projeto não foi executado.
To quote this work:
Arquitectura Aqui (2025) Lar para Idosos. Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/55077/lar-para-idosos-santa-casa-da-misericordia-de-salvaterra-de-magos