Bairro 25 de Abril, MouraBairro Dr. Oliveira Salazar, MouraBairro de Casas para o Património dos Pobres, Moura
Este bairro chamado, à época, Bairro Salazar, junto à EN 238, comparticipado pelo Estado, conclui-se com “30 casas de dois quartos, cozinha e sala comum” e “30 casas de três quartos, cozinha e sala comum”, em junho de 1949.
A Câmara Municipal de Moura facilita a cedência de terrenos necessários para a construção das casas por um preço simbólico, bem como se compromete a fazer o levantamento das famílias carenciadas, que vivem em situações “miseráveis e de promiscuidade”.
Consta, em memória descritiva, que “a solução que se adotou não é das mais aconselháveis, mas o que se pretendeu essencialmente foi construir o maior número de casas e o mais economicamente possível”.
Em 1961, numa outra fase são construídas 20 casas, 6 casas de um quarto, cozinha e sala comum e 14 casas de dois quartos, cozinha e sala comum.
Notas
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
A informação constante desta página foi redigida por Joana Nunes, em abril de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Bairro 25 de Abril, Moura. Acedido em 23/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/11490/bairro-25-de-abril-moura