Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Estádio Municipal Santos Pinto, CovilhãCampo de Jogos na Covilhã

O processo de construção do Campo de Jogos da Covilhã, mais tarde rebatizado de Estádio Municipal Santos Pinto, teve início em 1933, com a concessão de uma comparticipação do Estado, pelo Fundo de Desemprego, para a terraplenagem do terreno, de perfil bastante íngreme, destinado a acolher o campo. Em 1935, ao solicitar o reforço da comparticipação para a obra, o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã (CMC) justificou a necessidade desta: "Dar à mocidade de todas as classes sociais, e em especial da operária, as condições de fazerem a sua cultura física e revigoramento das suas forças consumidas em dias sucessivos de permanência em oficinas anti-higiénicas e insalubres, proporcionando-lhe passatempos sadios, em que se acostumem a entreter as suas horas e dias livres – o que as desviará de perigosas ociosidades ou de buscarem, no ambiente revolucionário das suas reuniões nas tabernas, ou pelos sítios clandestinos, uma ocupação para o seu espírito que assim os conserve afastados dos princípios políticos que com tanta fé defendemos." (Carta do Presidente da CMC ao Ministro das Obras Públicas e Comunicações, 1935.07.11)

O início efetivo da obra só teve lugar no princípio dos 1940, de acordo com um projeto modificado, cuja autoria não foi possível identificar. No final desta década, em 1949.09.05, o Engenheiro Delfim dos Anjos Lopes da Repartição Técnica da CMC apresentou um projeto para arranjos e obras complementares, que incluíam a execução de bancadas e sua cobertura parcial. As obras justificavam-se pelo "grande desenvolvimento que o desporto local atingiu, com a entrada de um dos Clubs da Covilhã na 1ª Divisão do Campeonato Nacional de Futebol" (Carta do Presidente da CMC para o Engenheiro Diretor-Geral dos Serviços de Urbanização, 1950.06.27). Inicialmente previsto para 8.000 expectadores, o estádio foi inaugurado em novembro de 1950, com capacidade para 3.000.

(Notas retiradas da leitura do processo "Campo de Jogos da Covilhã / Estádio Municipal Santos Pinto", do Arquivo da Câmara Municipal da Covilhã)

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Notas

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

Situado na antiga Estrada do Sanatório, nas proximidades do Hospital Civil da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, o Estádio foi implantado num terrapleno executado em um terreno de acentuado declive, obrigando os projetistas a adaptar a área do campo de jogos necessariamente plana ao perfil da rua e aos muros que cercam o recinto, resultando em uma solução particular com expressão evidente na solução da fachada.

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades 2

Localização

Comunidade
Morada
Rua Viriato
Distrito Histórico (PT)
Castelo BrancoDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Saber e Fruição ˃ Desporto ˃ EstádioTipologia Funcional
Saber e Fruição ˃ Desporto ˃ Campo de JogosTipologia Funcional
Estado
ConstruídoEstado da Obra
Proprietário
Utilizador

A informação constante desta página foi redigida por Diego Inglez de Souza, em Setembro de 2023, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Estádio Municipal Santos Pinto, Covilhã. Acedido em 23/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/14098/estadio-municipal-santos-pinto-covilha

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).