Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Estádio Municipal Santos Pinto, CovilhãCampo de Jogos na Covilhã

O processo de construção do Campo de Jogos da Covilhã, mais tarde rebatizado de Estádio Municipal Santos Pinto, teve início em 1933, com a concessão de uma comparticipação do Estado, pelo Fundo de Desemprego, para a terraplenagem do terreno, de perfil bastante íngreme, destinado a acolher o campo. Em 1935, ao solicitar o reforço da comparticipação para a obra, o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã (CMC) justificou a necessidade desta: "Dar à mocidade de todas as classes sociais, e em especial da operária, as condições de fazerem a sua cultura física e revigoramento das suas forças consumidas em dias sucessivos de permanência em oficinas anti-higiénicas e insalubres, proporcionando-lhe passatempos sadios, em que se acostumem a entreter as suas horas e dias livres – o que as desviará de perigosas ociosidades ou de buscarem, no ambiente revolucionário das suas reuniões nas tabernas, ou pelos sítios clandestinos, uma ocupação para o seu espírito que assim os conserve afastados dos princípios políticos que com tanta fé defendemos." (Carta do Presidente da CMC ao Ministro das Obras Públicas e Comunicações, 1935.07.11)

O início efetivo da obra só teve lugar no princípio dos 1940, de acordo com um projeto modificado, cuja autoria não foi possível identificar. No final desta década, em 1949.09.05, o Engenheiro Delfim dos Anjos Lopes da Repartição Técnica da CMC apresentou um projeto para arranjos e obras complementares, que incluíam a execução de bancadas e sua cobertura parcial. As obras justificavam-se pelo "grande desenvolvimento que o desporto local atingiu, com a entrada de um dos Clubs da Covilhã na 1ª Divisão do Campeonato Nacional de Futebol" (Carta do Presidente da CMC para o Engenheiro Diretor-Geral dos Serviços de Urbanização, 1950.06.27). Inicialmente previsto para 8.000 expectadores, o estádio foi inaugurado em novembro de 1950, com capacidade para 3.000.

(Notas retiradas da leitura do processo "Campo de Jogos da Covilhã / Estádio Municipal Santos Pinto", do Arquivo da Câmara Municipal da Covilhã)

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Notes

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

Situado na antiga Estrada do Sanatório, nas proximidades do Hospital Civil da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, o Estádio foi implantado num terrapleno executado em um terreno de acentuado declive, obrigando os projetistas a adaptar a área do campo de jogos necessariamente plana ao perfil da rua e aos muros que cercam o recinto, resultando em uma solução particular com expressão evidente na solução da fachada.

Key moments (click below for details)

Activities 2

Location

Community
Address
Rua Viriato
Former Distrito (PT)
Castelo BrancoFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Original Use
Knowledge and Enjoyment ˃ Sports ˃ StadiumFunctional Typology
Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Diego Inglez de Souza, em Setembro de 2023, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Estádio Municipal Santos Pinto, Covilhã. Accessed on 21/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/14098/estadio-municipal-santos-pinto-covilha

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).