Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Quartel dos Bombeiros Voluntários de Serpa

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Serpa foi fundada em julho de 1979.

O local previsto para a obra Quartel dos Bombeiros Voluntários de Serpa é servido por dois ex-troços da EN 260 e 265, propriedade da Câmara Municipal de Serpa. Esta mesma instituição comunica, em 1981, a concordância na elaboração de um estudo prévio da Construção do projeto do Quartel-Sede da Associação dos Bombeiros Voluntários de Serpa. É também decidida a cedência de terreno necessário para a sua implantação. Ainda nesse ano é apresentada ao Presidente da Direção da Associação Bombeiros Voluntários de Serpa uma proposta de honorários para o referido projeto que incluía os projetos de arquitetura, estruturas, eletricidade, águas e esgotos. A obra consta da proposta do Plano de Obras Novas para o ano de 1985. É adjudicada ao empreiteiro em abril de 1986.

A obra foi concluída em setembro de 1991, tendo sido efetuada a receção definitiva no mês seguinte.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Data de Conclusão
1991
Atividades

Localização

Comunidade
Morada
Av. dos Bombeiros Voluntários
Distrito Histórico (PT)
BejaDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto
PeriurbanoContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra
Utilizador

A informação constante desta página foi redigida por Joana Nunes, em abril de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas. 

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Quartel dos Bombeiros Voluntários de Serpa. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/1595/quartel-dos-bombeiros-voluntarios-de-serpa

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).