Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Auditório, Miranda do DouroEdifício do Refeitório e Cinema do Bairro Verde, Miranda do Douro

O edifício onde se instalava o refeitório para os trabalhadores da Barragem de Miranda do Douro foi adjudicado pelo Conselho de Administração da Hidro-Elétrica do Douro ao arquiteto António Janeira em 1957, de acordo com a sua ata n.º 211 de 17 de dezembro do mesmo ano. O edifício constava já, no entanto, do plano geral de edificações para apoio à barragem, de acordo com a planta geral do estaleiro de 1957. Terá sido construído entre 1958 e 1960, ano em que aparecia numa fotografia aérea do estaleiro, que ilustra o livro “Moderno Escondido”, de Michele Cannatà e Fátima Fernandes.

Em janeiro de 1962, desenvolvia-se um projeto para um cinema a instalar, a título precário, no estaleiro da barragem. Para este efeito, propunha-se a adaptação de uma sala existente, já que, como a sala seria utilizada pelo pessoal trabalhador da barragem “não [deveria] ser considerada como salão de luxo”. Em fevereiro seguinte, o Conselho de Administração da Hidro-Elétrica do Douro autorizou a adaptação de uma das alas do refeitório de Miranda para a sala de cinema do Centro de Alegria no Trabalho, como solicitado pela Direção do mesmo centro, concedendo ainda, para esse fim, a verba de 2.000$00. Na mesma altura, o Conselho de Administração explicava que “presentemente e em face da redução do número de operários naquele escalão, não se torna necessário utilizar completamente aquele edifício para serviço de refeições”. Indicava-se ainda que os associados do Centro de Alegria no Trabalho executariam gratuitamente a maior parte dos trabalhos de adaptação. Ainda em fevereiro, o projeto foi aprovado pelo Conselho Técnico da Inspeção dos Espetáculos do Secretariado Nacional da Informação, Cultura Popular e Turismo.

Desconhece-se a data de conclusão das obras de adaptação e inauguração da sala de cinema.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
1960

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades 2

Localização

Comunidade
Distrito Histórico (PT)
BragançaDistrito Histórico (PT)
Contexto
PeriurbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
DesconhecidoEstado da Obra
ConstruídoEstado da Obra
Outras Utilizações
Saber e Fruição ˃ Cultura, Ciência e Lazer ˃ Cinema 1967Tipologia Funcional
Proprietário

Documentação

Registos e Leituras 3

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo com base em diferentes fontes documentais, bibliográficas e dos testemunhos dos vários participantes do evento Cumbersas ne l Arquibo, realizado em 16 de junho em 2023 com a colaboração do Arquivo Municipal de Miranda do Douro, sobre o tema Arquitetura Aqui em Miranda do Douro: O Arquivo Vivo da Nossa Memória.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Auditório, Miranda do Douro. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/19647/auditorio-miranda-do-douro

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).