Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Auditório, Miranda do DouroEdifício do Refeitório e Cinema do Bairro Verde, Miranda do Douro

O edifício onde se instalava o refeitório para os trabalhadores da Barragem de Miranda do Douro foi adjudicado pelo Conselho de Administração da Hidro-Elétrica do Douro ao arquiteto António Janeira em 1957, de acordo com a sua ata n.º 211 de 17 de dezembro do mesmo ano. O edifício constava já, no entanto, do plano geral de edificações para apoio à barragem, de acordo com a planta geral do estaleiro de 1957. Terá sido construído entre 1958 e 1960, ano em que aparecia numa fotografia aérea do estaleiro, que ilustra o livro “Moderno Escondido”, de Michele Cannatà e Fátima Fernandes.

Em janeiro de 1962, desenvolvia-se um projeto para um cinema a instalar, a título precário, no estaleiro da barragem. Para este efeito, propunha-se a adaptação de uma sala existente, já que, como a sala seria utilizada pelo pessoal trabalhador da barragem “não [deveria] ser considerada como salão de luxo”. Em fevereiro seguinte, o Conselho de Administração da Hidro-Elétrica do Douro autorizou a adaptação de uma das alas do refeitório de Miranda para a sala de cinema do Centro de Alegria no Trabalho, como solicitado pela Direção do mesmo centro, concedendo ainda, para esse fim, a verba de 2.000$00. Na mesma altura, o Conselho de Administração explicava que “presentemente e em face da redução do número de operários naquele escalão, não se torna necessário utilizar completamente aquele edifício para serviço de refeições”. Indicava-se ainda que os associados do Centro de Alegria no Trabalho executariam gratuitamente a maior parte dos trabalhos de adaptação. Ainda em fevereiro, o projeto foi aprovado pelo Conselho Técnico da Inspeção dos Espetáculos do Secretariado Nacional da Informação, Cultura Popular e Turismo.

Desconhece-se a data de conclusão das obras de adaptação e inauguração da sala de cinema.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Conclusion Date
1960
Community

Location

Former Distrito (PT)
BragançaFormer Distrito (PT)
Context
PeriurbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Status
DesconhecidoStatus of Work
ConstruídoStatus of Work
Original Use
Other Uses

Chronology of Activities

Activities 2

Documentation

Documents 3

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo com base em diferentes fontes documentais, bibliográficas e dos testemunhos dos vários participantes do evento Cumbersas ne l Arquibo, realizado em 16 de junho em 2023 com a colaboração do Arquivo Municipal de Miranda do Douro, sobre o tema Arquitetura Aqui em Miranda do Douro: O Arquivo Vivo da Nossa Memória.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Auditório, Miranda do Douro. Accessed on 19/09/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/19647/auditorio-miranda-do-douro

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).