Posto da Guarda Nacional Republicana (GNR), Gavião
O Posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Gavião foi construído por iniciativa da Câmara Municipal de Gavião (CMG), atendendo à falta de condições do edifício onde a GNR se instalava em 1968.
Nesse sentido, nesse mesmo ano é elaborado um projeto e aberto um processo na Direção Geral dos Serviços de Urbanização, com vista à comparticipação da obra pelo Estado.
Atendendo a questões relativas à localização do novo posto - já que este se previa instalar numa zona diferente da prevista no Anteplano de Urbanização de Gavião - e ao seu aspeto estético e funcional, o projeto definitivo só viria a ser aprovado em abril de 1973.
Assim, em junho desse mesmo ano, o Ministério das Obras Públicas concedia uma comparticipação no valor de 226.300$00 à CMG, para a construção do posto.
Em 1975, verifica-se que o orçamento total da obra ascende aos 2.200.000$00 e é fixada uma comparticipação da obra na ordem dos 95% do orçamento total, asseguradas pelo Fundo de Desemprego e pela Comissão Coordenadora de Obras Públicas no Alentejo.
Em outubro de 1976 a obra é adjudicada à firma Sociedade de Construções Fortunato Lopes, Lda., pelo valor de 2.119.385$50.
Os trabalhos de construção do posto só teriam início em março de 1977, sendo concluídos em outubro de 1978.
Análise
O programa do edifício seguia o sugerido pelo Comando Geral da GNR.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Posto da Guarda Nacional Republicana (GNR), Gavião. Acedido em 22/02/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/19666/posto-da-guarda-nacional-republicana-gnr-gaviao