Equipamento de
Utilização Coletiva em
Portugal e Espanha 1939-1985

Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Alijó

A documentação encontrada é omissa quanto às datas de início de planeamento de um novo edifício para o Hospital da Santa Casa da Misericórdia. Tendo recebido uma comparticipação do Estado em agosto de 1939, já se encontrava em vias de conclusão em julho de 1940 e foi inaugurada em setembro de 1941. Para esta iniciativa, a Santa Casa da Misericórdia de Alijó, cujo provedor, José Rufino, era também presidente da Câmara Municipal, recebeu um total de 225.000$00 do Fundo de Desemprego.

Em agosto de 1945, a Direção dos Monumentos do Norte entregava 1 540$00 à Santa Casa da Misericórdia para obras de construção do Asilo de Velhos e Hospital de Alijó e, em outubro do mesmo ano, apresentou um projeto para uma enfermaria de crianças a construir entre o Hospital e o Asilo. Entre 1948 e 1951 esta obra de ampliação do edifício do Hospital recebeu comparticipações do Fundo de Desemprego num total de 183.690$00, ao abrigo do Decreto-Lei 21699 de 30 de setembro de 1932 e da Lei 2011 de 2 de abril de 1946.

Durante o encontro público “Arquitectura Aqui Edifícios Públicos e Comunidade” em agosto de 2023, os participantes confirmaram que o hospital deixou de ser maternidade em torno de 1976, depois continuou a funcionar como hospital até 2007 aproximadamente, que fechou. Há consenso entre os participantes de que lamentam que, atualmente, tenham de percorrer quilómetros para obter cuidados de urgência.

Laura Monteiro, moradora de Alijó e participante deste encontro, lembra-se que antes de existir este hospital da Maternidade, havia uma parteira que ia assistir aos partos que já era conhecida e era chamada para ir a casa. Também comenta que inicialmente o hospital era de freiras. Ela recorda que as freiras ensinavam as mulheres a bordar. Ela e outras jovens costumavam bordar lençóis para as famílias pobres, especialmente para os bebés recém-nascidos.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
1941

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades 3

Localização

Comunidade
Localização
Morada
Rua Comendador José Rufino, Alijó
Distrito Histórico (PT)
Vila RealDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra

Fórum

Documentação

Registos e Leituras 3

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo com base em diferentes fontes documentais, legislativas e bibliográficas, e por Ivonne Herrera Pineda a partir de testemunhos orais recolhidos no local e durante o encontro público “Arquitectura Aqui Edifícios Públicos e Comunidade”, desenvolvida no Mercado Municipal de Alijó em agosto de 2023. Agradecemos a colaboração de todas as pessoas com quem falamos.

Para citar este trabalho:

Catarina Ruivo e Ivonne Herrera-Pineda para Arquitectura Aqui (2026) Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Alijó. Acedido em 11/01/2026, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/1989/hospital-da-santa-casa-da-misericordia-de-alijo

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).