Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício da Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos

Em 1979, começam as deliberações no sentido de dotar a freguesia de Figueiró dos Vinhos de um conjunto de instalações desportivas. Inicialmente, é a Câmara Municipal quem apresenta a proposta à DGERU para comparticipação mas face à impossibilidade da autarquia atuar como entidade comparticipante, entram em cena a Associação Desportiva local e a Comissão de Melhoramentos da Freguesia, criada para preencher esta lacuna.

Em 23 de Agosto de 1984, o Engenheiro Fernando Pinto Caetano apresenta a Memória Descritiva e Justificativa do projeto realizado pela GAREN - Gabinete de Arquitectura e Engenharia Lda. para a construção da sede da Associação Desportiva  em terreno cedido pela Câmara Municipal, contíguo ao ocupado pelo Pavilhão Gimnodesportivo. A obra foi iniciada em 9/12/1985 e em 16/7/1987 o presidente da Câmara Municipal informa ao Diretor da DGOT através de ofício que a obra já estava concluída há alguns meses.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
1987
Comunidade

Localização

Lugar
Figueiró dos Vinhos
Morada
R. Bombeiros Voluntários, 3260
Distrito Histórico (PT)
LeiriaDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Devoluto ParcialEstado da Obra

Cronologia de Atividades

Atividades

Descrição Breve

Importância, Particularidades, Similaridades, Posição Relativa (Geografia e Cronologia)

Em 1980, o projeto foi incorporado ao Parque Desportivo da Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos, que acabou por englobar também o processo para a construção da piscina e do pavilhão gimnodesportivo. 

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto


O Plano geral para a construção do complexo desportivo, elaborado a pedido da Associação Desportiva, é enviado pela Direção de Equipamento de Leiria à DGERU em 17/8/1981.  O projeto, também referido como Complexo Desportivo, além do campo de jogos incluía uma Piscina coberta, um Pavilhão Gimnodesportivo e sede da Associação Desportiva local e outras instalações não construídas como parque infantil, mini-golf e campos de ténis. Em 13/7/1983, o arquiteto principal  da Direção de Serviços de Estudos da DGERU, Pelágio Costa Mota, apela para o realismo e declara que "não nos afigura coerente a construção de um complexo desportivo de algumas centenas de milhares de contos" em um concelho de cerca de 8500 habitantes.

A informação constante desta página foi coligida por Diego Inglez de Souza, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos. Acedido em 18/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/2131/edificio-da-associacao-desportiva-de-figueiro-dos-vinhos

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).