Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Edifício da Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos

Em 1979, começam as deliberações no sentido de dotar a freguesia de Figueiró dos Vinhos de um conjunto de instalações desportivas. Inicialmente, é a Câmara Municipal quem apresenta a proposta à DGERU para comparticipação mas face à impossibilidade da autarquia atuar como entidade comparticipante, entram em cena a Associação Desportiva local e a Comissão de Melhoramentos da Freguesia, criada para preencher esta lacuna.

Em 23 de Agosto de 1984, o Engenheiro Fernando Pinto Caetano apresenta a Memória Descritiva e Justificativa do projeto realizado pela GAREN - Gabinete de Arquitectura e Engenharia Lda. para a construção da sede da Associação Desportiva  em terreno cedido pela Câmara Municipal, contíguo ao ocupado pelo Pavilhão Gimnodesportivo. A obra foi iniciada em 9/12/1985 e em 16/7/1987 o presidente da Câmara Municipal informa ao Diretor da DGOT através de ofício que a obra já estava concluída há alguns meses.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Fecha de Conclusión
1987
Comunidad

Ubicación

Sitio
Figueiró dos Vinhos
Morada
R. Bombeiros Voluntários, 3260
Distrito Histórico (PT)
LeiriaDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Devoluto ParcialEstado del Edifício o Conjunto

CronologÍa de Actividades

Actividades

Descripción Breve

Importancia, Particularidades, Similaridades, Posición Relativa (Geografía y Cronologia)

Em 1980, o projeto foi incorporado ao Parque Desportivo da Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos, que acabou por englobar também o processo para a construção da piscina e do pavilhão gimnodesportivo. 

Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto


O Plano geral para a construção do complexo desportivo, elaborado a pedido da Associação Desportiva, é enviado pela Direção de Equipamento de Leiria à DGERU em 17/8/1981.  O projeto, também referido como Complexo Desportivo, além do campo de jogos incluía uma Piscina coberta, um Pavilhão Gimnodesportivo e sede da Associação Desportiva local e outras instalações não construídas como parque infantil, mini-golf e campos de ténis. Em 13/7/1983, o arquiteto principal  da Direção de Serviços de Estudos da DGERU, Pelágio Costa Mota, apela para o realismo e declara que "não nos afigura coerente a construção de um complexo desportivo de algumas centenas de milhares de contos" em um concelho de cerca de 8500 habitantes.

A informação constante desta página foi coligida por Diego Inglez de Souza, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos. Accedido en 19/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/2131/edificio-da-associacao-desportiva-de-figueiro-dos-vinhos

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).