Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Edifício da Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos

Em 1979, começam as deliberações no sentido de dotar a freguesia de Figueiró dos Vinhos de um conjunto de instalações desportivas. Inicialmente, é a Câmara Municipal quem apresenta a proposta à DGERU para comparticipação mas face à impossibilidade da autarquia atuar como entidade comparticipante, entram em cena a Associação Desportiva local e a Comissão de Melhoramentos da Freguesia, criada para preencher esta lacuna.

Em 23 de Agosto de 1984, o Engenheiro Fernando Pinto Caetano apresenta a Memória Descritiva e Justificativa do projeto realizado pela GAREN - Gabinete de Arquitectura e Engenharia Lda. para a construção da sede da Associação Desportiva  em terreno cedido pela Câmara Municipal, contíguo ao ocupado pelo Pavilhão Gimnodesportivo. A obra foi iniciada em 9/12/1985 e em 16/7/1987 o presidente da Câmara Municipal informa ao Diretor da DGOT através de ofício que a obra já estava concluída há alguns meses.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Conclusion Date
1987
Community

Location

Hamlet
Figueiró dos Vinhos
Address
R. Bombeiros Voluntários, 3260
Former Distrito (PT)
LeiriaFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work
Devoluto ParcialStatus of Work

Chronology of Activities

Activities

Brief Description

Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

Em 1980, o projeto foi incorporado ao Parque Desportivo da Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos, que acabou por englobar também o processo para a construção da piscina e do pavilhão gimnodesportivo. 

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context


O Plano geral para a construção do complexo desportivo, elaborado a pedido da Associação Desportiva, é enviado pela Direção de Equipamento de Leiria à DGERU em 17/8/1981.  O projeto, também referido como Complexo Desportivo, além do campo de jogos incluía uma Piscina coberta, um Pavilhão Gimnodesportivo e sede da Associação Desportiva local e outras instalações não construídas como parque infantil, mini-golf e campos de ténis. Em 13/7/1983, o arquiteto principal  da Direção de Serviços de Estudos da DGERU, Pelágio Costa Mota, apela para o realismo e declara que "não nos afigura coerente a construção de um complexo desportivo de algumas centenas de milhares de contos" em um concelho de cerca de 8500 habitantes.

A informação constante desta página foi coligida por Diego Inglez de Souza, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos. Accessed on 19/09/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/2131/edificio-da-associacao-desportiva-de-figueiro-dos-vinhos

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).