Escola Primária, Fonte Salgada, Tavira
O edifício da escola primária de Fonte Salgada constitui a proposta original de construir um edifício de uma sala, misto, a construir na sede de um dos nove núcleos escolares definidos no Mapa Definitivo das Obras de Escolas Primárias (Plano dos Centenários, 1943) para a freguesia de Santa Maria, constituída por território rural, urbano e costeiro. A zona de influência deste núcleo rural abrangia também as localidades de Capelinhas, Curral dos Boeiros e São Marcos. Apesar de estar prevista a sua construção desde o início do plano este melhoramento levou quase duas décadas a concretizar.
A14 janeiro 1960 a Câmara Municipal de Tavira (CMT) manifesta junto da Seção do Sul da Delegação paras as Obras de Construção de Escolas Primárias (DOCEP) o "interesse [em] que se construa um edifício escolar de uma sala no sítio da Fonte Salgada, (…) dado que há número suficiente de alunos (atualmente 18) para o seu funcionamento, e ainda por as instalações atuais serem muito deficiente”. Por despacho de 18 de março desse ano o subsecretário Estado das Obras Públicas autoriza a inclusão no programa de obras a realizar no presente ano.
Em março de 1963, o município de Tavira decide registar em acta uma nota de louvor a M. T. F. Ramos pela oferta do terreno onde foi construído edifício do núcleo escolar de Fonte Salgada.
Notas
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
A informação constante desta página foi redigida por Tânia Rodrigues, em julho de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Escola Primária, Fonte Salgada, Tavira. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/22517/escola-primaria-fonte-salgada-tavira