Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Bairro de Casas Pré-Fabricadas da Cooperativa de Marcenaria Embondeiro, Pereiras, Loulé

Em 1977 o concelho de Loulé recebeu três lotes de habitações pré-fabricadas, em resultado da cooperação internacional na mitigação ao problema habitacional português, que foram enviadas pelo Ministère des Affaires Etrangères du Commerce Extérieur et de la Coopération au Développement a Portugal e depois canalizadas para o Algarve, à semelhança do que aconteceu com a ajuda dada por outros países europeus, as quais foram redistribuídas para outras regiões do país. O agravamento da falta de habitação adensou bastante com a vinda dos portugueses das ex-colónias após o 25 de abril de 1974, sendo necessário dar resolução definitiva à questão da habitação, uma das competências do Instituto de Apoio ao Retorno de Nacionais (IARN) através da Comissão para o Alojamento de Retornados (CAR). 

O Bairro da Cooperativa de Marcenaria Imbondeiro é um dos cinco bairros do Programa CAR na região, apoiados pela Bélgica, constituindo um dos três que foram implantados no concelho de Loulé. É composto por dez casas pré-fabricadas - uma do tipo T1; três do tipo T2, três do tipo T3; e três do tipo T4 - projetadas pelo arquiteto Guy Hardy para a firma belga SP Sodibat S.A.. 

A infraestruturação do bairro, implantado em zona rural a sul da EN 125, ficou a cargo da Câmara Municipal de Loulé (CML) que devia ter iniciado as obras logo após a montagem das casas no local escolhido, o que não veio a acontecer. Em 1979 a Direção do Equipamento do Distrito de faro (DEDF) extensão Regional da Direção-Geral do Equipamento Regional e Urbano  é incumbido de conseguir junto da câmara a conclusão das obras de infraestrutura (redes de saneamento básico, abastecimento de água e ligação à rede elétrica) do bairro. 

A obra de infraestruturação do bairro era comparticipada a 100% pelo Estado através do Gabinete do Planeamento da Região do Algarve (GaPA) mas, ainda assim, a CML não dava resolução aos projetos e às diretivas emanadas dos serviços regionais responsáveis pela execução do programa e as obras não eram executadas, impedindo a conclusão do programa da ajuda Belga. Em meados desse ano apenas o projeto dos arruamentos se encontrava aprovado estando os restantes por entregar para avaliação, ou remodelação em consequência de pareceres técnicos. 

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Notas

Data de Conclusão
11/1978
Importância, Particularidades, Similaridades, Posição Relativa (Geografia e Cronologia)

O bairro da cooperativa Embondeiro está implantado em terreno plano, numa zona rural de Pereiras de quarteira a nascente da estrada com o mesmo nome. Mais recentemente foi construída muito próximo a nova variante da Estrada Nacional 396 que liga Loulé a Quarteira. 

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

Habitação de emergência, do tipo bangalô pré-fabricado, com estrutura de betão armado, painéis sanduíche, em espuma isolante, nas 2 faces, de poliéster reforçado com fibras de vidro e cobertura em cimento amianto, imitando ardósia natural. Portas e janelas com vidro simples. Montadas no local sobre embasamento de betão. 

Programa
Programa CARPrograma

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades 2

Localização

Comunidade
Localização
Lugar
Pereiras
Morada
Rua do Imbondeiro
Distrito Histórico (PT)
FaroDistrito Histórico (PT)
Contexto
RuralContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Proprietário
Utilizador

Materiais e Tecnologias

Estrutura
BetãoMateriais Construção
Construção
Acabamento e Decoração

A informação constante desta página foi redigida por Tânia Rodrigues, em junho de 2024, com base em fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Bairro de Casas Pré-Fabricadas da Cooperativa de Marcenaria Embondeiro, Pereiras, Loulé. Acedido em 03/12/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/23105/bairro-de-casas-pre-fabricadas-da-cooperativa-de-marcenaria-embondeiro-pereiras-loule

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).