Unidade de Alojamento na Rua Pereira Macedo, PenamacorPosto da Guarda Nacional Republicana (GNR), Penamacor
A construção do posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) em Penamacor resultou de um pedido endereçado pela GNR à Câmara Municipal em 1947, devido à falta de condições para funcionamento nas instalações que ocupava junto do antigo Hospital de Santo António, um antigo convento, propriedade da Santa Casa da Misericórdia e cujos serviços de assistência careciam dos espaços.
Pretendia-se um edifício que conjugasse o quartel da GNR com a cadeia comarcã. No entanto, essa ideia foi abandonada em consequência do Decreto n.º 35.539, de 21 de março de 1946, que obrigava a que os grandes estabelecimentos prisionais ou cadeias comarcãs das sedes distritais estivessem construídos para se edificar cadeias de comarca ou julgado, o que não se verificava.
A Câmara Municipal de Penamacor solicitou assistência técnica para a elaboração do projeto e a construção do posto à Delegação nas Obras de Edifícios de Cadeias, das Guardas Republicana e Fiscal e das Alfândegas (DGEMN / Ministério das Obras Públicas). Porém, apesar do projeto ter sido acometido ao engenheiro António Sidónio Costa de Sousa (1958) e de se ter obtido comparticipação financeira do Estado, através do Fundo de Desemprego, a construção protelou-se por incapacidade financeira do concelho e dificuldades de captação de mão-de-obra decorrentes de emigração para França. A construção decorreu entre 1962 e 1966 (incluindo a realização de trabalhos a mais), com a obra executada em regime de administração direta, sob orientação do construtor civil Matias Lemos. O edifício foi inaugurado em 14 de junho de 1964, tendo sido entregue pela câmara à GNR em setembro desse ano. Em 1965, ainda se aguardava que o edifício fosse mobilado, tendo também sido solicitado apoio financeiro estatal para o fazer.
O edifício foi reconvertido a partir de 2021, por iniciativa da Câmara Municipal de Penamacor, como unidade de alojamento para grupos que se desloquem a Penamacor no âmbito de atividades recreativas, culturais ou desportivas.
Notas
O edifício está implantado na zona sobranceira de Penamacor, a norte, próximo do termo da zona urbanizada. Fica localizado junto ao Externato de Nossa Senhora do Incenso e dos equipamentos desportivos da vila.
O edifício, de planta quadrada, desenvolve-se em torno de um pátio central (originalmente previsto para parada interior); possui um piso e cobertura de duas águas em telha. Há secções de pedra aparelhada nas fachadas. Possui um corpo de planta retangular na sequência da fachada a noroeste, de cobertura em terraço, repetindo-se nas fachadas a pedra aparelhada. É contornado por um muro metálico baixo.
O projeto original, dando resposta ao programa apresentado pela GNR, previa, junto ao átrio de entrada, uma sala para secretaria com casa de banho e arrecadação de material (contígua a uma arrecadação das capas) e o quarto do oficial com casa da banho. A secção disposta no lado poente incorporava duas instalações para prisões e cozinha com arrecadação; no lado oposto, a caserna das praças e as respetivas instalações sanitárias. Completavam o conjunto a sala de jantar e a sala de aulas. O corpo anexo integrava um hall, garagem e casa de arreios.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em fevereiro de 2024, com base em diferentes fontes documentais.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Unidade de Alojamento na Rua Pereira Macedo, Penamacor. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/25538/unidade-de-alojamento-na-rua-pereira-macedo-penamacor