Bairro de São Tiago, Castelo Branco
O Bairro de São Tiago engloba blocos de habitação construídos por iniciativa do Fundo de Fomento da Habitação (FFH) e da Cooperativa de Habitação Económica Nova Europa (CHENE), nos inícios da década de 1980, em terrenos municipais, perante a crescente necessidade de habitação sentida na cidade.
O plano de ordenamento urbanístico do núcleo foi elaborado pelo arquiteto Luís Marçal Grilo, por incumbência da Câmara Municipal de Castelo Branco.
Análise
O bairro está localizado junto do Hospital Amato Lusitano e próximo da Piscina Municipal, numa zona que se encontrava em expansão no final da década de 1970, no noroeste da cidade.
Distinguem-se cinco blocos de apartamentos de planta retangular promovidos pelo FFH, implantados paralelamente e desenvolvidos em 8 pisos, e três blocos com planta em cruz promovidos pela CHENE, de 10 pisos, situados na proximidade dos terrenos do hospital.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Materiais e Tecnologias
A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em agosto de 2024, com base em fontes documentais.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Bairro de São Tiago, Castelo Branco. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/28181/bairro-de-sao-tiago-castelo-branco