Bairro de Casas Pré-Fabricadas, Cabedelo, Viana do Castelo
Entre março e outubro de 1977 foi instalado um conjunto de 10 casas pré-fabricadas no Cabedelo, cujas infraestruturas se realizaram entre 1977 e 1981. Estas habitações inseriam-se na ação da Comissão de Apoio aos Retornados, que vinha a instalar casas pré-fabricadas de madeira por todo o país, como resposta urgente ao problema do alojamento das famílias que voltavam para Portugal após a conquista de independência pelos antigos países colonizados em África. No entanto, uma comunicação de 1984, emitida pela Direção de Equipamento do Distrito de Viana do Castelo, indica que “a instalação daquele grupo de casas foi feito com uma certa urgência, dado que havia necessidade, e não menos urgência, em alojar famílias deslocadas da zona das obras do novo porto de mar, então em franco desenvolvimento”. Até 1982, as habitações pertenciam ao Fundo de Fomento da Habitação.
Notas
O conjunto de 10 casas pré-fabricadas situa-se na freguesia de Darque, no lugar do Cabedelo, entre a Estrada Nacional 13-5 e a foz do Rio Lima. As habitações (seis T2 e quatro T3) são unifamilares, térreas e dispõem de quintais fronteiros e traseiros. Estes últimos, foram sendo ocupados, na maior parte dos casos, com a ampliação do espaço original. Agrupam-se em dois blocos de 3 casas e um de 4, com estreitas travessas a separar os conjuntos.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em agosto de 2024, com base em fontes documentais.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Bairro de Casas Pré-Fabricadas, Cabedelo, Viana do Castelo. Acedido em 23/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/31311/bairro-de-casas-pre-fabricadas-cabedelo-viana-do-castelo