Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Conjunto Habitacional em Vale de Rãs, Abrantes

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Notas

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O conjunto habitacional situa-se a norte do núcleo urbano antigo de Abrantes, numa zona de urbanização dispersa que se desenvovle a norte da Estrada Nacional n.º 3, no local de Vale de Rãs. O conjunto é composto por 6 blocos de habitação construída com elementos pré-fabricados. Os edifícios, contendo um total de 133 fogos, 65 dos quais T3, 46 T2 e 9 T1, são compostos por aglutinação de blocos-tipo, e definem-se numa direção principal que vai sendo quebrada por elementos perpendiculares.

O conjunto encontra-se separado do principal acesso, a Rua dos Lírios, por elementos ajardinados e diferenças de cotas, voltando-se a maior parte das portas de entrada para o interior do bairro. Os acessos interiores ao conjunto são compostos por caminhos em betão, ladeados por elementos ajardinados que criam espaço entre os percursos e as traseiras dos edifícios.

Programa
Programa CARPrograma

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Data de Conclusão
post. 1978
Atividades

Localização

Comunidade
Morada
Labirinto Vale de Rãs, Abrantes
Distrito Histórico (PT)
SantarémDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra

Esta obra encontra-se em estudo. Em breve será disponibilizada mais informação. Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Conjunto Habitacional em Vale de Rãs, Abrantes. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/31549/conjunto-habitacional-em-vale-de-ras-abrantes

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).