Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Conjunto Habitacional em Vale de Rãs, Abrantes

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Notes

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O conjunto habitacional situa-se a norte do núcleo urbano antigo de Abrantes, numa zona de urbanização dispersa que se desenvovle a norte da Estrada Nacional n.º 3, no local de Vale de Rãs. O conjunto é composto por 6 blocos de habitação construída com elementos pré-fabricados. Os edifícios, contendo um total de 133 fogos, 65 dos quais T3, 46 T2 e 9 T1, são compostos por aglutinação de blocos-tipo, e definem-se numa direção principal que vai sendo quebrada por elementos perpendiculares.

O conjunto encontra-se separado do principal acesso, a Rua dos Lírios, por elementos ajardinados e diferenças de cotas, voltando-se a maior parte das portas de entrada para o interior do bairro. Os acessos interiores ao conjunto são compostos por caminhos em betão, ladeados por elementos ajardinados que criam espaço entre os percursos e as traseiras dos edifícios.

Programme
Programa CARProgramme

Key moments (click below for details)

Conclusion Date
post. 1978
Activities

Location

Community
Address
Labirinto Vale de Rãs, Abrantes
Former Distrito (PT)
SantarémFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

Esta obra encontra-se em estudo. Em breve será disponibilizada mais informação. Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Conjunto Habitacional em Vale de Rãs, Abrantes. Accessed on 21/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/31549/conjunto-habitacional-em-vale-de-ras-abrantes

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).