Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício da Casa do Povo de Rio de Moinhos, Abrantes

A sede da Casa do Povo de Rio de Moinhos terá sido originalmente construída na década de 1940, desconhecendo-se a data exata da conclusão da obra.

Em 1950, um relatório de inspeção ao organismo referia que a Casa do Povo se encontrava instalada em edifício próprio, que descrevia como sendo de tipo comum, ao qual se acrescentaram dependências para funcionamento de um lactário. No mesmo edifício estavam também instalados a Comissão Municipal de Assistência e a Caixa de Abono de Família. O relatório descrevia ainda a variedade de atividades realizadas pela Casa do Povo, mencionando-se bailes, concertos e sessões de cinema educativo - uma das quais promovida pela Embaixada dos Estados Unidos da América, explicando-se que os filhos dos sócios vinham a usufruir da Colónia de Férias da Foz do Arelho e referindo-se que a Casa do Povo, conforme era sua função principal, prestava assistência médica e concedia subsídios de invalidez, de doença e de morte. Desta acumulação de funções considerava-se que resultava prestígio para o organismo.

Em conversa com uma utilizadora do edifício, esta partilhou que a Casa do Povo de Rio de Moinhos se mantinha, em 2024, como lugar de convívio entre a população local, embora o tipo de encontros realizados se tenha alterado ao longo do tempo. Lembra-se que, quando era jovem, se organizavam frequentemente bailes no salão da Casa do Povo - eventos, contou, que se estendiam até altas horas da noite. Estas dinâmicas mudaram, mas o espaço continua a ser um ponto de encontro importante para a comunidade, onde se realizam bailes, festas com crianças e se celebram festividades locais. O edifício continha, no momento da conversa, um espaço de bar, um espaço de museu e um terraço, utilizado para eventos durante o verão.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

Para o registo pormenorizado dos testemunhos recolhidos sobre a experiência e memórias de uso deste edifício, consultar a secção Documentação, abaixo.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
ant. 1950
Importância, Particularidades, Similaridades, Posição Relativa (Geografia e Cronologia)

Embora a sede da Casa do Povo de Rio de Moinhos seja descrita, em relatório de 1950, como de “tipo comum”, o edifício não aparenta corresponder a nenhum modelo tipo conhecido. 

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades 2

Localização

Comunidade
Morada
Rua Direita, Rio de Moinhos, Abrantes
Distrito Histórico (PT)
SantarémDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra

Documentação

Registos e Leituras

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em setembro de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Edifício da Casa do Povo de Rio de Moinhos, Abrantes. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/36318/edificio-da-casa-do-povo-de-rio-de-moinhos-abrantes

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).