Edifício da Casa do Povo de Rio de Moinhos, Abrantes
A sede da Casa do Povo de Rio de Moinhos terá sido originalmente construída na década de 1940, desconhecendo-se a data exata da conclusão da obra.
Em 1950, um relatório de inspeção ao organismo referia que a Casa do Povo se encontrava instalada em edifício próprio, que descrevia como sendo de tipo comum, ao qual se acrescentaram dependências para funcionamento de um lactário. No mesmo edifício estavam também instalados a Comissão Municipal de Assistência e a Caixa de Abono de Família. O relatório descrevia ainda a variedade de atividades realizadas pela Casa do Povo, mencionando-se bailes, concertos e sessões de cinema educativo - uma das quais promovida pela Embaixada dos Estados Unidos da América, explicando-se que os filhos dos sócios vinham a usufruir da Colónia de Férias da Foz do Arelho e referindo-se que a Casa do Povo, conforme era sua função principal, prestava assistência médica e concedia subsídios de invalidez, de doença e de morte. Desta acumulação de funções considerava-se que resultava prestígio para o organismo.
Notas
Embora a sede da Casa do Povo de Rio de Moinhos seja descrita, em relatório de 1950, como de “tipo comum”, o edifício não aparenta corresponder a nenhum modelo tipo conhecido.
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em setembro de 2024, com base em diferentes fontes documentais.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Casa do Povo de Rio de Moinhos, Abrantes. Accedido en 21/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/36318/edificio-da-casa-do-povo-de-rio-de-moinhos-abrantes