Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Bairro de Casas Pré-Fabricadas, Castelo Branco

A construção do bairro de casas pré-fabricadas foi iniciada sob alçada da Comissão para o Alojamento de Refugiados (CAR), encontrando-se bastante avançada em 1979. A sua execução afigurava-se dada a acentuada carência de habitação que se fazia então sentir.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
1979
Comunidade

Localização

Morada
R. Dr. Henrique Carvalhão, R. Dr. João Mourato Grave
Distrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Utilização Inicial

Cronologia de Atividades

Atividades

Descrição Breve

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O conjunto de blocos de habitação localizam-se nas imediações da Escola Básica Afonso de Paiva, do Quartel dos Bombeiros Voluntários e do Posto do Comando Territorial da GNR, na zona oeste da cidade, em expansão na década de 1980.

Trata-se de quatro blocos de quatro pisos respetivamente, dois de planta quadrada nos topos e dois de planta retangular, implantados paralelamente entre si, junto à estrada. Integram 48 fogos.

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em agosto de 2024, com base em fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Bairro de Casas Pré-Fabricadas, Castelo Branco. Acedido em 19/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/37827/bairro-de-casas-pre-fabricadas-castelo-branco

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).