Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Bairro de Casas Pré-Fabricadas, Castelo Branco

A construção do bairro de casas pré-fabricadas foi iniciada sob alçada da Comissão para o Alojamento de Refugiados (CAR), encontrando-se bastante avançada em 1979. A sua execução afigurava-se dada a acentuada carência de habitação que se fazia então sentir.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Fecha de Conclusión
1979
Comunidad

Ubicación

Morada
R. Dr. Henrique Carvalhão, R. Dr. João Mourato Grave
Distrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

CronologÍa de Actividades

Actividades

Descripción Breve

Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

O conjunto de blocos de habitação localizam-se nas imediações da Escola Básica Afonso de Paiva, do Quartel dos Bombeiros Voluntários e do Posto do Comando Territorial da GNR, na zona oeste da cidade, em expansão na década de 1980.

Trata-se de quatro blocos de quatro pisos respetivamente, dois de planta quadrada nos topos e dois de planta retangular, implantados paralelamente entre si, junto à estrada. Integram 48 fogos.

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em agosto de 2024, com base em fontes documentais.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Bairro de Casas Pré-Fabricadas, Castelo Branco. Accedido en 19/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/37827/bairro-de-casas-pre-fabricadas-castelo-branco

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).