Escola Primária, Meimoa, Penamacor
Escola Primária construída pela DGEMN, concretamente pela elegação para as Obras de Construção de Escolas Primárias (DOCEP), concluída em 1961. Incorpora duas salas separadas, com entradas independentes, possibilitando o funcionamento simultâneo de duas turmas. Anteriormente, a escola funcionou num edifício próximo da Junta de Freguesia de Meimoa, segundo informações recolhidas em conversa.
A escola deixou de funcionar no edificio há cerca de 15/20 anos, segundo testemunhos recolhidos no local em 2024. Os poucos alunos que residem em Meimoa frequentam a escola em Penamacor, onde se centralizaram todos os graus de ensino obrigatório. No entanto, uma das salas do edifício foi arranjada e será usada para outros fins, como ensaios.
Análise
Trata-se de uma escola de tipo rural, segundo projeto de simplificação apresentado pelo arquiteto Fernando Peres em 1956.
O edifício da escola está integrado na malha urbana, em zona relativamente central e não muito afastada da localização da sede da Junta de Freguesia de Meimoa.
Trata-se de um edificio de planta rectangular e piso único, tratando-se da tipologia de duas salas separadas, com duas entradas independentes e sanitários de acesso exterior nas traseiras. Possui cobertura de duas águas em telha.
Uma das salas foi arranjada.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Documentação
A informação constante desta página é fruto do trabalho de Ana Mehnert Pascoal e Ivonne Herrera; foi redigida em maio de 2024, e reunida através de fontes bibliográficas e testemunhos locais de pessoas que permanecem anónimas, a quem muito agradecemos.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Escola Primária, Meimoa, Penamacor. Acedido em 23/02/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/39495/escola-primaria-meimoa-penamacor