Escola Primária, Meimoa, Penamacor
Escola Primária construída pela DGEMN ao abrigo do Plano dos Centenários, concluída em 1961. Incorpora duas salas separadas, com entradas independentes, possibilitando o funcionamento simultâneo de duas turmas. Anteriormente, a escola funcionou num edifício próximo da Junta de Freguesia de Meimoa, segundo informações recolhidas em conversa.
A escola deixou de funcionar no edificio há cerca de 15/20 anos, segundo testemunhos recolhidos no local em 2024. Os poucos alunos que residem em Meimoa frequentam a escola em Penamacor, onde se centralizaram todos os graus de ensino obrigatório. No entanto, uma das salas do edifício foi arranjada e será usada para outros fins, como ensaios.
Análise
O edifício da escola está integrado na malha urbana, em zona relativamente central e não muito afastada da localização da sede da Junta de Freguesia de Meimoa.
Trata-se de um edificio de planta rectangular e piso único, tratando-se da tipologia de duas salas separadas, com duas entradas independentes e sanitários de acesso exterior nas traseiras. Possui cobertura de duas águas em telha.
Uma das salas foi arranjada.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Documentação
A informação constante desta páginaé fruto do trabalho de Ana Mehnert Pascoal e Ivonne Herrera; foi redigida em maio de 2024, e reunida através de fontes bibliográficas e testemunhos locais de pessoas que permanecem anónimas, a quem muito agradecemos.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Escola Primária, Meimoa, Penamacor. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/39495/escola-primaria-meimoa-penamacor