Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Escola Preparatória D. Nuno Álvares Pereira, MontalegreEscola Básica do 1.º Ciclo n.º 2 de Montalegre

O edifício da antiga Escola Preparatória de Montalegre foi construído segundo projeto não datado, elaborado na firma Alberto Martins de Mesquita & Filhos Lda. (Senhora da Hora), com a assistência técnica do arquiteto Nunes Ribeiro. A primeira referência encontrada relativa à construção da Escola Preparatória de D. Nuno Alvares Pereira data de outubro de 1970, altura em que foi reforçada a verba dotada a esta obra, o que volta a suceder em dezembro de 1971.

Cinco anos mais tarde, em 1976, a Escola Preparatória de Montalegre consta da lista de 22 escolas preparatórias e secundárias a beneficiar do “Acordo de empréstimo entre o Governo de Portugal e os Estados Unidos da América para a construção de escolas”, tornado público no Aviso de 25 de setembro desse ano. O acordo definia que os Estados Unidos da América, através da Agency for International Development, emprestaria uma quantia não superior a onze milhões de dólares, a amortizar em 25 anos, para a “construção de instalações para cerca de vinte escolas preparatórias e escolas secundárias em várias localidades através de Portugal e na aquisição de equipamento para ser utilizado na televisão educativa”. Estas escolas estavam já incluídas no programa geral de construções do Ministério da Educação, que previa a criação de cerca de 215 novas escolas preparatórias e secundárias (5190 salas de aula) durante o período quinquenal 1976-1980.

A escola preparatória terá cessado funções por volta de 2010, de acordo com testemunhos recolhidos junto de antigos alunos. Desde então, alguns dos pavilhões foram cedidos para utilização por entidades de assistência social. A CERCIMONT encontra-se instalada no rés-do-chão do pavilhão mais a norte, o qual foi alvo de algumas obras de readequação, nomeadamente a substituição de parte da cobertura em fibrocimento. Num segundo pavilhão, em muito pior estado de conservação, encontram-se instalações da Cruz Vermelha. Um terceiro pavilhão já tinha sido demolido no início de 2023. Em abril de 2023, encontrava-se em curso o processo de despejo destas entidades, estando planeada a demolição da totalidade do edifício.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
c. 1971
Comunidade

Localização

Morada
Avenida Nuno Álvares Pereira, nº553, 5470 - 203 Montalegre
Distrito Histórico (PT)
Vila RealDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Devoluto ParcialEstado da Obra
Utilização Inicial
Educação ˃ Escola PreparatóriaTipologia Funcional
Outras Utilizações

Cronologia de Atividades

Atividades

Descrição Breve

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O edifício da antiga escola preparatória de Montalegre era originalmente composto por quatro pavilhões de planta quadrangular, pré-fabricados com elementos de madeira e cobertura em fibrocimento, com as principais fachadas orientadas a Norte-Sul. Localiza-se no centro da Vila, junto a um dos seus principais eixos de acesso, embora a entrada se realize através de uma via secundária. Três dos quatro pavilhões dispõem-se ao longo desta via, encontrando-se um quarto nas suas traseiras, aproveitando o formato irregular do terreno.

Documentação

Documentos

A informação constante desta página é fruto do trabalho de Catarina Ruivo e Ivonne Herrera e foi reunida através de fontes documentais e legislação, assim como dos diversos contributos e testemunhos que pudemos recolher em Montalegre, incluindo o de Diogo Dias.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Escola Preparatória D. Nuno Álvares Pereira, Montalegre. Acedido em 18/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/4012/escola-preparatoria-d-nuno-alvares-pereira-montalegre

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).