Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival Queimado, Alcácer do SalCentro de Convívio dos Bairros de S. João e Olival Queimado, Alcácer do Sal

Resultante dos esforços conjuntos da Câmara Municipal de Alcácer do Sal (CMAS), do Centro Regional de Segurança Social e da Associação Cultural dos Bairros São João e Olival Queimado, o Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival Queimado (CCBSJOQ) veio dar resposta à crescente população em idade escolar e pré-escolar deste bairro, situação detetada pela CMAS levando a que esta lançasse um programa preliminar para este equipamento em 1978.

Segundo a memória descritiva do projeto elaborado pela COOPAS, Cooperativa de planeamento, arquitetura e serviços, este projeto propõe-se a ser um elemento revitalizador da área composto por centro de tempos livres, creche-infantário e refeitório.

Desde 1981, a associação tem contratos firmados com a Segurança Social, constituindo-se como Instituição Privada de Solidariedade Social. Pela consulta do site, pode perceber-se que, para além do Centro Cultural continuar em funcionamento, congrega uma série de funções de apoio social: Berçário, infantário, jardim de infância, centro de atividades de tempos livres, centro comunitário, rendimento social de inserção e um programa para desenvolver a prática desportiva organizada.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Notas

Data de Conclusão
1985
Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O Centro é implantado numa mata de pinheiro manso, a sul do Bairro de São João e a norte de uma área prevista para ampliação deste (não construída). 

Segundo memória descritiva, "o conjunto compõe-se de 3 blocos longilíneos orientados a norte-sul em que se desenvolvem, respetivamente, o centro de tempo livres, a creche-infantário e o refeitório. A articulação entre estes blocos faz-se através de corpos umbilicais de ligação quer sejam construções ou simples passagens cobertas."

Contempla, portanto, separadamente mas interligadas, as funções relativas à cresce-infantário (crianças) e ao centro de tempos livres, usando um “foyer exterior” para articular estas funções mais estanques com outras que pretendem estabelecer uma relação mais aberta com a comunidade, como as salas de trabalho, biblioteca, sala polivalente e bar.

Volumetricamente, o projecto procura refletir a sua envolvente, maioritariamente composta por construções de piso térreo, com coberturas inclinadas, profundidade aproximada de 7 metros e logradouro; desfazendo assim uma implantação de elevada metragem, num conjunto de blocos longilíneos não muito diferentes da escala da envolvente, mas claro que se diferenciando destes pela sua continuidade longitudinal e homogeneidade ao longo do seu desenvolvimento.

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Lugar
Bairro de São João, Alcácer do Sal
Morada
R. do Centro Cultural n.º 11, 7580-060 Alcácer do Sal
Distrito Histórico (PT)
SetúbalDistrito Histórico (PT)
Contexto
ExtraurbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra

Fórum

A informação constante desta página foi redigida por Leandro Arez, em outubro de 2024, com base em fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival Queimado, Alcácer do Sal. Acedido em 23/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/50050/centro-cultural-dos-bairros-de-sao-joao-e-olival-queimado-alcacer-do-sal

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).