Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival Queimado, Alcácer do SalCentro de Convívio dos Bairros de S. João e Olival Queimado, Alcácer do Sal

Resultante dos esforços conjuntos da Câmara Municipal de Alcácer do Sal (CMAS), do Centro Regional de Segurança Social e da Associação Cultural dos Bairros São João e Olival Queimado, o Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival Queimado (CCBSJOQ) veio dar resposta à crescente população em idade escolar e pré-escolar deste bairro, situação detetada pela CMAS levando a que esta lançasse um programa preliminar para este equipamento em 1978.

Segundo a memória descritiva do projeto elaborado pela COOPAS, Cooperativa de planeamento, arquitetura e serviços, este projeto propõe-se a ser um elemento revitalizador da área composto por centro de tempos livres, creche-infantário e refeitório.

Desde 1981, a associação tem contratos firmados com a Segurança Social, constituindo-se como Instituição Privada de Solidariedade Social. Pela consulta do site, pode perceber-se que, para além do Centro Cultural continuar em funcionamento, congrega uma série de funções de apoio social: Berçário, infantário, jardim de infância, centro de atividades de tempos livres, centro comunitário, rendimento social de inserção e um programa para desenvolver a prática desportiva organizada.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1985
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O Centro é implantado numa mata de pinheiro manso, a sul do Bairro de São João e a norte de uma área prevista para ampliação deste (não construída). 

Segundo memória descritiva, "o conjunto compõe-se de 3 blocos longilíneos orientados a norte-sul em que se desenvolvem, respetivamente, o centro de tempo livres, a creche-infantário e o refeitório. A articulação entre estes blocos faz-se através de corpos umbilicais de ligação quer sejam construções ou simples passagens cobertas."

Contempla, portanto, separadamente mas interligadas, as funções relativas à cresce-infantário (crianças) e ao centro de tempos livres, usando um “foyer exterior” para articular estas funções mais estanques com outras que pretendem estabelecer uma relação mais aberta com a comunidade, como as salas de trabalho, biblioteca, sala polivalente e bar.

Volumetricamente, o projecto procura refletir a sua envolvente, maioritariamente composta por construções de piso térreo, com coberturas inclinadas, profundidade aproximada de 7 metros e logradouro; desfazendo assim uma implantação de elevada metragem, num conjunto de blocos longilíneos não muito diferentes da escala da envolvente, mas claro que se diferenciando destes pela sua continuidade longitudinal e homogeneidade ao longo do seu desenvolvimento.

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Hamlet
Bairro de São João, Alcácer do Sal
Address
R. do Centro Cultural n.º 11, 7580-060 Alcácer do Sal
Former Distrito (PT)
SetúbalFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

Forum

A informação constante desta página foi redigida por Leandro Arez, em outubro de 2024, com base em fontes documentais.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival Queimado, Alcácer do Sal. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/50050/centro-cultural-dos-bairros-de-sao-joao-e-olival-queimado-alcacer-do-sal

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).