Conjunto Habitacional da Quinta do Amieiro, Castelo Branco
O conjunto de dois blocos habitacionais foi construído por iniciativa da Câmara Municipal de Castelo Branco, adaptando um modelo do Fundo de Fomento da Habitação (FFH). A receção definitiva da empreitada da obra, num total de 16 fogos, realizou-se em maio de 1979. Apesar de se tratar de um empreendimento que visava colmatar o problema da falta de habitação na cidade, a construção destes blocos não se revelou suficiente, visto que a Câmara previa serem necessários cerca de 200 fogos.
Notas
Estes blocos tomaram como base o mesmo modelo desenvolvido pelo FHH que foi adaptado para o Conjunto Habitacional do Miradouro do Cansado, também em Castelo Branco. O ritmo dos vãos é idêntico, embora os dois conjuntos se distingam ao nível dos patamares dianteiros, apenas colocados no caso dos blocos do Miradouro do Cansado.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
A informação constante deste página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em outubro de 2024, com base em fontes documentais.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Conjunto Habitacional da Quinta do Amieiro, Castelo Branco. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/50102/conjunto-habitacional-da-quinta-do-amieiro-castelo-branco