Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Conjunto Habitacional da Quinta do Amieiro, Castelo Branco

O conjunto de dois blocos habitacionais foi construído por iniciativa da Câmara Municipal de Castelo Branco, adaptando um modelo do Fundo de Fomento da Habitação (FFH). A receção definitiva da empreitada da obra, num total de 16 fogos, realizou-se em maio de 1979. Apesar de se tratar de um empreendimento que visava colmatar o problema da falta de habitação na cidade, a construção destes blocos não se revelou suficiente, visto que a Câmara previa serem necessários cerca de 200 fogos.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1979
Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

Estes blocos tomaram como base o mesmo modelo desenvolvido pelo FHH que foi adaptado para o Conjunto Habitacional do Miradouro do Cansado, também em Castelo Branco. O ritmo dos vãos é idêntico, embora os dois conjuntos se distingam ao nível dos patamares dianteiros, apenas colocados no caso dos blocos do Miradouro do Cansado.

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Tv. 5 de Outubro, 11-13
Former Distrito (PT)
Castelo BrancoFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work
Owner

A informação constante deste página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em outubro de 2024, com base em fontes documentais.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Conjunto Habitacional da Quinta do Amieiro, Castelo Branco. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/50102/conjunto-habitacional-da-quinta-do-amieiro-castelo-branco

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).