Equipamento de
Utilização Coletiva em
Portugal e Espanha 1939-1985

Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Sanatório Dr. Rodrigues de Gusmão, PortalegreDispensário do Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos, IANT, Portalegre

O antigo Sanatório Dr. Rodrigues de Gusmão terá sido originalmente projetado pelo Arq. Raul Lino.

Contudo, ao longo do século XX, o edifício passou por várias transformações significativas - projetadas pelo Arq. Eduardo Moreira Santos.

Tanto quanto a documentação permite compreender, em 1951 foi concluída a construção da capela e casa mortuária.

Em 1953 seria concluída a zona da enfermaria do 2.º andar do sanatório.

Em 1956 seria concluída a aquisição de um monta-leitos e o fornecimento e montagem de um gerador de vapor completo e de esterilização, bem como equipada a cozinha do sanatório.

Em 1957 seriam concluídas as obras de ampliação do sanatório, bem como adquirido equipamento de cozinha e construído um posto de transformação.

Em 1959 e 1960 seriam concluídas obras de iluminação e vedação exterior do sanatório, e de adaptação de parte do sotão a arrecadação e arquivo.

Em 1961 seria concluído o edifício do dispensário antituberculoso do Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos (IANT), projetado pelo Arq. Eduardo Moreira Santos e pelo Agente Técnico de Engenharia José Santos - que viria a inserir-se no conjunto do sanatório e a ser inaugurado em 1962.

Em 1971 seria concluída a ampliação das instalações de raio X.

Ao longo de todo este período o edifício foi alvo de diversas obras de conservação e beneficiação periódicas. 

Em 2023, o conjunto integrou o Programa Revive, que visa a recuperação e valorização do património público devoluto e o reforço da atratividade dos destinos regionais - através da reabilitação dos edifícios para fins turísticos.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
1961
Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O edfiício do Dispensário Antituberculoso dispunha de 3 pisos: um destinado a arreacadação do sanatório, outro destinado a garagem e sala de reunião dos doentes (com uma dependência para arrecadações), e outro com funções não descritas na publicação do Ministério das Obras Públicas. 

Destaca-se pela sua fachada de caráter fortemente modernista. 

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades 4

Localização

Comunidade
Morada
Rua 1.º de Maio
Distrito Histórico (PT)
PortalegreDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto
PeriurbanoContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Devoluto TotalEstado da Obra

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Sanatório Dr. Rodrigues de Gusmão, Portalegre. Acedido em 22/02/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/56809/sanatorio-dr-rodrigues-de-gusmao-portalegre

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).