Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Sanatório Dr. Rodrigues de Gusmão, PortalegreDispensário do Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos, IANT, Portalegre

O antigo Sanatório Dr. Rodrigues de Gusmão terá sido originalmente projetado pelo Arq. Raul Lino.

Contudo, ao longo do século XX, o edifício passou por várias transformações significativas - projetadas pelo Arq. Eduardo Moreira Santos.

Tanto quanto a documentação permite compreender, em 1951 foi concluída a construção da capela e casa mortuária.

Em 1953 seria concluída a zona da enfermaria do 2.º andar do sanatório.

Em 1956 seria concluída a aquisição de um monta-leitos e o fornecimento e montagem de um gerador de vapor completo e de esterilização, bem como equipada a cozinha do sanatório.

Em 1957 seriam concluídas as obras de ampliação do sanatório, bem como adquirido equipamento de cozinha e construído um posto de transformação.

Em 1959 e 1960 seriam concluídas obras de iluminação e vedação exterior do sanatório, e de adaptação de parte do sotão a arrecadação e arquivo.

Em 1961 seria concluído o edifício do dispensário antituberculoso do Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos (IANT), projetado pelo Arq. Eduardo Moreira Santos e pelo Agente Técnico de Engenharia José Santos - que viria a inserir-se no conjunto do sanatório e a ser inaugurado em 1962.

Em 1971 seria concluída a ampliação das instalações de raio X.

Ao longo de todo este período o edifício foi alvo de diversas obras de conservação e beneficiação periódicas. 

Em 2023, o conjunto integrou o Programa Revive, que visa a recuperação e valorização do património público devoluto e o reforço da atratividade dos destinos regionais - através da reabilitação dos edifícios para fins turísticos.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1961
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O edfiício do Dispensário Antituberculoso dispunha de 3 pisos: um destinado a arreacadação do sanatório, outro destinado a garagem e sala de reunião dos doentes (com uma dependência para arrecadações), e outro com funções não descritas na publicação do Ministério das Obras Públicas. 

Destaca-se pela sua fachada de caráter fortemente modernista. 

Key moments (click below for details)

Activities 4

Location

Community
Address
Rua 1.º de Maio
Former Distrito (PT)
PortalegreFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
PeriurbanoContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work
Devoluto TotalStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Sanatório Dr. Rodrigues de Gusmão, Portalegre. Accessed on 22/02/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/56809/sanatorio-dr-rodrigues-de-gusmao-portalegre

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).