Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Mercado Municipal, Alter do Chão

Tanto quanto a documentação encontrada e analisada permite compreender, o processo de construção do Mercado Municipal de Alter do Chão iniciou-se em janeiro de 1949 com a concessão de uma comparticipação no valor de 457.200$00 à Câmara Municipal de Alter do Chão - atribuída pelo Ministério das Obras Públicas, através do Fundo de Desemprego.

Contudo, em 1963 o equipamento ainda estaria a ser executado e viria a ser inaugurado apenas a 19 de maio de 1968.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
1968
Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O Mercado Municipal de Alter do Chão apresenta uma planta centralizada, quadrada, que define um pátio central em torno do qual se desenvolvem as zonas de bancada de exposição e venda, bem como lojas fechadas. 

Dispõe apenas de um único piso. A fachada principal situa-se a Noroeste e tem um pano único, mais elevado ao centro, marcado pela presença de uma torre, que define a entrada principal com um portal em arco de volta perfeita e um portão em ferro.

Todas as fachadas são ritmicamente marcadas por vãos em arco de volta perfeita, com gradeamento em tijolo no interior da arcadura. As fachadas laterais apresentam ainda contrafortes, alternados com os grandes vãos, bem como 2 chafarizes com tanque semicircular em mármore e espaldar forrado a azulejo - com representações figurativas que remetem aos produtos vendidos no mercado.

A cobertura utiliza uma solução de telhado de duas águas sobre a zona das lojas e bancadas, e de quatro águas na torre da entrada principal. 

O centro do pátio, de planta retangular, é pontuado por uma fonte em forma de estrela de oito pontas, forrada a azulejo. Vãos em arco de volta perfeita dão acesso às zonas de venda e exposição. O pavimento é marcado por eixos em tijoleira amarela que unem as extemidades ao centro do espaço, sendo que o restante pavimento é em tijoleira vermelha.

As galerias laterais albergam as zonas de venda e exposição, com bancadas em mármore. Por sua vez a galeria da entrada principal e a posterior são de circulação, com abóbadas de aresta. A principal permite o acesso a 8 lojas, entre as quais um café com instalações sanitárias. A posterior permite o acesso às instalações sanitárias, a 5 lojas e a zonas de arrumos.
Em 2024, o pátio apresenta uma cobertura em estrutura de ferro e vidro, de formato piramidal.

Assunto
MercadoTermos

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Morada
Avenida da Coudelaria de Alter
Distrito Histórico (PT)
PortalegreDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra
Proprietário

Materiais e Tecnologias

Construção
AlvenariaMateriais Construção
TelhaMateriais Construção
Acabamento e Decoração
TijoleiraMateriais Construção
BorrachaMateriais Construção
MármoreMateriais Construção
AzulejoMateriais Construção

Fórum

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em novembro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Mercado Municipal, Alter do Chão. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/6119/mercado-municipal-alter-do-chao

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).