Bairro de Pescadores Engenheiro Sá e Melo, Santa Luzia, TaviraBairro de Casas para Pescadores, Santa Luzia, Tavira
Em 1946 a Junta Central da Casa dos Pescadores (JCCP), solicita assistência técnica e financeira ao Estado para construir um bairro de casas para cerca de 188 habitantes da população piscatória de Santa Luzia, Tavira.
O projeto do bairro, elaborado em Lisboa, em regime de assistência técnica gratuita, pelos serviços da Repartição de Melhoramentos Urbanos (RMU) da Direção-Geral dos Serviços de Urbanização, é composto por 68 moradias (a construir em duas fases distintas) e é dotado de duas pracetas, uma Casa dos Pescadores e um parque infantil.
Em 1948, a JCCP autoriza a Casa dos Pescadores de Tavira, presidida pelo capitão de fragata José Emílio Henriques de Brito, a adquirir a Z. F. Guerreiro e à esposa, uma parcela de 20.510 m2 de terreno da sua propriedade "Quinta do Pinheiro" ou "Pinheirinho" pelo preço de 164.000$80 escudos, cujo pagamento será suporto pela Junta.
Deste projeto apenas foi construída a 1ª fase (30 moradias), uma das pracetas e a Casa dos Pescadores.
Notas
O bairro foi construído a norte da EM 515 (este troço coincide atualmente com a Rua Comandante Henrique Tenreiro) em terreno levemente inclinado, adaptando-se facilmente a implantação das moradias às características do terreno.
A 1ª fase de construção do bairro (única a ser concretizada) comporta oito blocos de duas tipologias. Destes, sete são constituídos por quatro moradias/cada e um de duas moradias apenas.
Os dois blocos implantados mais a poente, que definem o eixo viário de entrada no bairro, têm orientação nascente/poente e os restantes têm orientação norte/sul.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Materiais e Tecnologias
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Bairro de Pescadores Engenheiro Sá e Melo, Santa Luzia, Tavira. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/6634/bairro-de-pescadores-engenheiro-sa-e-melo-santa-luzia-tavira