Bairro da Biquinha, Covilhã
O aglomerado habitacional conhecido como Bairro da Biquinha foi projetado inicialmente pelo Arquiteto Fernando Pinto de Sousa, então técnico regional da Federação das Caixas de Previdência - Habitações Económicas, para a Caixa Sindical de Previdência do Pessoal da Indústria de Lanifícios, ao abrigo da Lei n.º 2092, de 9 de Abril de 1958. A partir de 1965, seis blocos de apartamentos com 36 apartamentos foram construídos nas imediações do conjunto existente. Mais tarde, já sob a égide do Fundo de Fomento da Habitação, foram construídos outros 11 blocos de apartamentos, a partir de variações do projeto inicial, mantendo a tipologia direito-esquerdo.
De acordo com o Miguel Santiago, professor de desenho urbano na Universidade da Beira Interior [informação apresentada durante o colóquio das Jornadas Europeias do Património de 2023], a construção começa nos anos 60 e acaba quase nos anos 70.
Notas
De acordo com Miguel Santiago (2023), este bairro tem habitações de dois e três pisos.
O conjunto é composto por duas fases distintas: a primeira delas reúne moradias unifamiliares dispostas em 5 renques e a segunda refere-se aos 17 blocos de apartamentos de 3 e 4 pavimentos. O Bairro da Biquinha, situa-se nos limites ocidentais da cidade da Covilhã, nos contrafortes da Serra da Estrela e hoje faz parte de um conjunto de projetos de habitação social que inclui o Bairro Municipal, o Bairro do Património dos Pobres e o Bairro 1º de Maio (ou do Pinhal do Gaiteiro), exemplos de tempos e iniciativas diferentes.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Documentação
A informação constante desta página foi coligida por Diego Inglez de Souza, em janeiro de 2024, e por Ivonne Herrera Pineda em abril de 2024, e foi reunida através de fontes documentais e bibliográficas e dos diversos contributos e testemunhos que pudemos recolher na Covilhã. Conta ainda com a preciosa informação partilhada por Miguel Santiago e pelos vários participantes do colóquio sobre habitação operária, realizado como parte das Jornadas Europeias do Património da Covilhã, em setembro de 2023, com a colaboração do Arquivo Municipal de Covilhã, a Biblioteca Municipal de Covilhã, e a Santa Casa da Misericórdia de Covilhã.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Bairro da Biquinha, Covilhã. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/812/bairro-da-biquinha-covilha