Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Bairro da Biquinha, Covilhã

O aglomerado habitacional conhecido como Bairro da Biquinha foi projetado inicialmente pelo Arquiteto Fernando Pinto de Sousa, então técnico regional da Federação das Caixas de Previdência - Habitações Económicas, para a Caixa Sindical de Previdência do Pessoal da Indústria de Lanifícios, ao abrigo da Lei n.º 2092, de 9 de Abril de 1958. A partir de 1965, seis blocos de apartamentos com 36 apartamentos foram construídos nas imediações do conjunto existente. Mais tarde, já sob a égide do Fundo de Fomento da Habitação, foram construídos outros 11 blocos de apartamentos, a partir de variações do projeto inicial, mantendo a tipologia direito-esquerdo.

De acordo com o Miguel Santiago, professor de desenho urbano na Universidade da Beira Interior [informação apresentada durante o colóquio das Jornadas Europeias do Património de 2023], a construção começa nos anos 60 e acaba quase nos anos 70.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Fecha de Conclusión
c. 1969
Comunidad

Ubicación

Morada
Rua Primeiro de Maio / Rua Viriato
Distrito Histórico (PT)
Castelo BrancoDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

CronologÍa de Actividades

Actividades 2

Descripción Breve

Importancia, Particularidades, Similaridades, Posición Relativa (Geografía y Cronologia)

De acordo com Miguel Santiago (2023), este bairro tem habitações de dois e três pisos.

Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

O conjunto é composto por duas fases distintas: a primeira delas reúne moradias unifamiliares dispostas em 5 renques e a segunda refere-se aos 17 blocos de apartamentos de 3 e 4 pavimentos. O Bairro da Biquinha, situa-se nos limites ocidentais da cidade da Covilhã, nos contrafortes da Serra da Estrela e hoje faz parte de um conjunto de projetos de habitação social que inclui o Bairro Municipal, o Bairro do Património dos Pobres e o Bairro 1º de Maio (ou do Pinhal do Gaiteiro), exemplos de tempos e iniciativas diferentes.

Documentación

Documentos 2

A informação constante desta página foi redigida por Diego Inglez de Souza em janeiro de 2024, foi reunida através de diferentes fontes documentais e bibliográficas e dos diversos contributos e testemunhos que pudemos recolher na Covilhã. Conta com os testemunhos de Francisco Geraldes, António Assunção, Miguel Santiago e de outras pessoas, que permanecem anónimas.

A recolha e incorporação dos testemunhos orais foram elaboradas por Ivonne Herrera Pineda, com base no colóquio sobre habitação operária, realizado como parte das Jornadas Europeias do Património da Covilhã, em setembro de 2023.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Bairro da Biquinha, Covilhã. Accedido en 18/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/812/bairro-da-biquinha-covilha

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).