Equipamento de
Utilização Coletiva em
Portugal e Espanha 1939-1985

Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Avis

Avis é uma vila portuguesa do distrito de Portalegre. É sede de um município que ocupa cerca de 606 km2, divididos (em 2024) em 6 freguesias: Alcórrego e Maranhão, Aldeia Velha, Avis, Benavila e Valongo, Ervedal e Figueira e Barros. A vila possui uma população de cerca de 1.630 habitantes e o concelho totaliza mais de 3.800 habitantes (INE 2022).

Avis regista vestígios de ocupação pré-histórica e romana; a fundação do concelho data de 1214. Desde então, a Ordem de Avis assumiu uma importância relevante na história da vila, sobretudo pelo papel que desempenhou junto da coroa portuguesa. Nesse sentido, o concelho apresenta um rico património histórico e militar.

Em termos económicos, os três setores apresentam uma importância relativamente equilibrada. No setor primário, a agricultura desempenha um papel importante, com predominância do cultivo de cereais para grão, prados temporários e culturas forrageiras, culturas industriais, pousio, olival, dos prados e pastagens permanentes. Na pecuária, destaca-se a criação de bovinos, ovinos e aves.

A morfologia do território é marcada por terrenos geralmente planos, alguns planaltos e montes. Os recursos hídricos assumem importância, especialmente a albufeira do Maranhão.  Cerca de 39% do seu território está coberto de floresta.

No que se refere a equipamentos de utilização coletiva erguidos entre 1939 e 1985 e estudados em maior pormenor nesta plataforma, destacam-se na sede do concelho o Bairro Catarina Eufémia, o Edifício da Cooperativa Agrícola de Avis e o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal. Nas freguesias, o destaque incide sobre a Sede do Clube Náutico de Avis e a Casa do Povo de Figueira e Barros.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Equipamento da comunidade

Obras 14

Localização

Localização
Distrito Histórico (PT)
PortalegreDistrito Histórico (PT)

Análise

Notas Adicionais

O primeiro Plano de Urbanização de Avis (1948?) é da autoria do arquiteto José de Lima Franco.

Documentação

Registos e Leituras
Sugestões e Ligações

Recursos

Imagem

Esta comunidade foi estudada por Tiago Candeias entre 2023 e 2024. O mesmo investigador redigiu a informação constante desta página em novembro de 2024. O levantamento fotográfico das obras foi feito por Ricardo Costa Agarez em fevereiro de 2025.

Para citar este trabalho:

Tiago Candeias para Arquitectura Aqui (2025) Avis. Acedido em 05/09/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/comunidades/15842/avis

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).