Avis
Avis é uma vila portuguesa, do distrito de Portalegre. É sede de município, este que ocupa cerca de 606 km2, subdivididos em 6 freguesias: Alcórrego e Maranhão, Aldeia Velha, Avis, Benavila e Valongo, Ervedal e Figueira e Barros. A vila possui uma população de cerca de 1.630 habitantes e o concelho totaliza mais de 3.800 habitantes (INE 2022).
Ainda que existam vestígios de ocupação pré-histórica e romana do território, a fundação do concelho data de 1214. Desde então, a Ordem de Avis assumiu uma importância relevante na história da vila, sobretudo pelo papel que esta desempenhou junto da coroa portuguesa. Nesse sentido, o concelho apresenta um rico património histórico e militar.
Em termos económicos, os três setores apresentam uma importância relativamente equilibrada. No setor primário, a agricultura desempenha um papel importante, com predominância do cultivo de cereais para grão, prados temporários e culturas forrageiras, culturas industriais, pousio, olival, dos prados e pastagens permanentes. Na pecuária, destaca-se a criação de bovinos, ovinos e aves.
No contexto da paisagem, a morfologia é marcada por terrenos geralmente planos, alguns planaltos e montes. Os recursos hídricos assumem importância, especialmente a albufeira do Maranhão. Cerca de 39% do seu território está coberto de floresta.
No que se refere a equipamentos de utilização coletiva erguidos entre 1939 e 1985, destacam-se na sede do concelho o Bairro Catarina Eufémia, o Edifício da Cooperativa Agrícola de Avis, e o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal. Nas freguesias, o destaque incide sobre a Sede do Clube Náutico de Avis, a Casa do Povo de Figueira e Barros.
Community facilities
Location
Analysis
Plano de Urbanização de Avis (1948?) da autoria de José de Lima Franco.
To quote this work:
Arquitectura Aqui (2025) Avis. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/communities/15842/avis