Alcoutim
Alcoutim é um dos 16 concelhos que compõem a região do Algarve. Localiza-se na zona interior do sotavento no nordeste algarvio, fazendo fronteira com o Alentejo e, separado pelo Rio Guadiana, com Espanha. Confina com os concelhos algarvios de Castro Marim, Tavira e Loulé. Ocupa uma área de 575,36 km² reorganizada, desde 2013, em quatro freguesias – Alcoutim e Pereiro, Giões, Martim Longo e Vaqueiros – que se estendem por um vasto território serrano sendo, atualmente, o concelho com menos população residente – com cerca de 2.523 habitantes (INE, 2023) –, densidade populacional mais reduzida e maior índice de população idosa.
“A orografia do seu território é marcada pela bacia hidrográfica do rio Guadiana, sendo o território recortado pelas ribeiras do Vascão, da Foupana e de Odeleite. Os solos são xistosos / argilosos com fraca espessura. As capacidades agrícolas são limitadas, contudo existe uma rica fauna e flora selvagem, que constituem a maior riqueza deste território. As oliveiras, amendoeiras, figueiras, alfarrobeiras e azinheiras tão características da cultura mediterrânica, juntamente com a floresta de pinheiro manso, plantada nas últimas décadas, povoam a paisagem.” (cm-alcoutim.pt)
Com ocupação humana comprovada desde o Paleolítico teve, ao longo dos séculos posição territorial privilegiada, onde o Guadiana sempre foi fator determinante para o desenvolvimento económico e territorial do interior da região onde se insere Alcoutim. No segundo quartel do século XIX o concelho perde definitivamente a sua posição estratégico militar e entra num período gradual e longo de despovoamento até aos dias de hoje, não acompanhando a tendência demográfica dos concelhos do litoral algarvio.
Atualmente caracteriza-se por “cerca de uma centena de pequenos conjuntos habitacionais, que localmente se designam por ‘Montes’, por quatro aldeias e uma vila. As casas são tradicionalmente do tipo mediterrânico, feitas com recurso a técnicas ancestrais e materiais da região, como a pedra, o barro, e a cana.
O clima é geralmente temperado, de influência mediterrânica, com temperaturas baixas e chuvas torrenciais no outono e inverno, e verões muito secos com temperaturas elevadas. As primaveras são a estação do ano mais equilibrada em termos de temperatura, mas com tendência acentuada a serem mais secas, o que torna o território mais árido, desenvolvendo características semidesérticas.” (cm-alcoutim.pt)
Embora conte hoje com boas acessibilidades, fator fundamental de desenvolvimento económico e humano, o concelho foi negligenciado pelo Estado durante o século XX, contando com pouquíssimos melhoramentos urbanos e rurais, onde se destacam o Posto Fiscal das Laranjeiras; o conjunto do Bairro do Fundo de Fomento da Habitação (FFH), da Casa do Povo e da Junta de Freguesia de Martim Longo, ou alguns lavadouros e escolas primárias dispersas pelo território.
Equipamento da comunidade
Localização
Documentação
A informação constante desta página foi redigida por Tânia Rodrigues, em 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Alcoutim. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/comunidades/16672/alcoutim