Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Alcoutim

Alcoutim é um dos 16 concelhos que compõem a região do Algarve. Localiza-se na zona interior do sotavento no nordeste algarvio, fazendo fronteira com o Alentejo e, separado pelo Rio Guadiana, com Espanha. Confina com os concelhos algarvios de Castro Marim, Tavira e Loulé. Ocupa uma área de 575,36 km² reorganizada, desde 2013, em quatro freguesias – Alcoutim e Pereiro, Giões, Martim Longo e Vaqueiros – que se estendem por um vasto território serrano sendo, atualmente, o concelho com menos população residente – com cerca de 2.523 habitantes (INE, 2023) –, densidade populacional mais reduzida e maior índice de população idosa.

“A orografia do seu território é marcada pela bacia hidrográfica do rio Guadiana, sendo o território recortado pelas ribeiras do Vascão, da Foupana e de Odeleite. Os solos são xistosos / argilosos com fraca espessura. As capacidades agrícolas são limitadas, contudo existe uma rica fauna e flora selvagem, que constituem a maior riqueza deste território. As oliveiras, amendoeiras, figueiras, alfarrobeiras e azinheiras tão características da cultura mediterrânica, juntamente com a floresta de pinheiro manso, plantada nas últimas décadas, povoam a paisagem.” (cm-alcoutim.pt)

Com ocupação humana comprovada desde o Paleolítico teve, ao longo dos séculos posição territorial privilegiada, onde o Guadiana sempre foi fator determinante para o desenvolvimento económico e territorial do interior da região onde se insere Alcoutim. No segundo quartel do século XIX o concelho perde definitivamente a sua posição estratégico militar e entra num período gradual e longo de despovoamento até aos dias de hoje, não acompanhando a tendência demográfica dos concelhos do litoral algarvio.

Atualmente caracteriza-se por “cerca de uma centena de pequenos conjuntos habitacionais, que localmente se designam por ‘Montes’, por quatro aldeias e uma vila. As casas são tradicionalmente do tipo mediterrânico, feitas com recurso a técnicas ancestrais e materiais da região, como a pedra, o barro, e a cana.

O clima é geralmente temperado, de influência mediterrânica, com temperaturas baixas e chuvas torrenciais no outono e inverno, e verões muito secos com temperaturas elevadas. As primaveras são a estação do ano mais equilibrada em termos de temperatura, mas com tendência acentuada a serem mais secas, o que torna o território mais árido, desenvolvendo características semidesérticas.” (cm-alcoutim.pt)

Embora conte hoje com boas acessibilidades, fator fundamental de desenvolvimento económico e humano, o concelho foi negligenciado pelo Estado durante o século XX, contando com pouquíssimos melhoramentos urbanos e rurais, onde se destacam o Posto Fiscal das Laranjeiras; o conjunto do Bairro do Fundo de Fomento da Habitação (FFH), da Casa do Povo e da Junta de Freguesia de Martim Longo, ou alguns lavadouros e escolas primárias dispersas pelo território.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Community facilities

Works 14

Location

Country
Former Distrito (PT)
FaroFormer Distrito (PT)

Documentation

Records & Readings 3

A informação constante desta página foi redigida por Tânia Rodrigues, em 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Alcoutim. Accessed on 21/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/communities/16672/alcoutim

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).