Equipamento de
Utilização Coletiva em
Portugal e Espanha 1939-1985

Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Marvão

Marvão é uma vila portuguesa do distrito de Portalegre. É sede de um município que ocupa cerca de 155 km2, divididos (em 2024) em 4 freguesias: Beirã, Santa Maria de Marvão, Santo António das Areias e São Salvador da Aramenha. A vila possui uma população de cerca de 400 habitantes e o concelho totaliza mais de 3.024 habitantes (INE 2023).

A vila situa-se no topo da Serra do Sapoio, a uma altitude de 860 metros - estando o concelho inserido no Parque Natural da Serra de São Mamede, caracterizado pelo interesse geomorfológico, paisagístico, faunístico, florístico e cultural. O clima é marcadamente mediterrânico e destaca-se a presença de recursos hídricos como o Rio Sever.

A ocupação do território remonta ao período romano, localizando-se neste território a antiga cidade romana de Ammaia - cujas ruínas são hoje visitáveis. Após o domínio muçulmano, foi um importante ponto estratégico de defesa da vizinha Espanha durante o período medieval. Do seu património histórico destacam-se, além das referidas ruínas, o Castelo de Marvão e todo o seu centro histórico amuralhado.

Em termos económicos, predominam as atividades ligadas ao setor terciário, na área do comércio e serviços. Segue-se o setor secundário e só depois o setor primário, que mantém ainda alguma importância. Na agricultura predominam a batata, os prados temporários e culturas forrageiras, os frutos secos - com especial destaque para a castanha -, o pousio, o olival, os prados e pastagens permanentes. A pecuária assume também algum importância, especialmente na criação de aves, caprinos e ovinos.

No que se refere a equipamentos de utilização coletiva erguidos entre 1939 e 1985 e estudados em maior pormenor nesta plataforma, destacam-se na sede do concelho o Centro Cultural de Marvão e o Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana. Nas freguesias rurais o destaque incide sobre os equipamentos da povoação de Santo António das Areias, tais como o seu Conjunto Habitacional [Bairro da Casa do Povo e Junta de Freguesia] e o antigo Centro de Recreio da Casa do Povo. De destacar ainda o conjunto da Estação Fronteiriça de Porto Roque.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Equipamento da comunidade

Obras 15

Localização

Localização
Distrito Histórico (PT)
PortalegreDistrito Histórico (PT)

Documentação

Sugestões e Ligações

Esta comunidade foi estudada por Tiago Candeias entre 2023 e 2024. O mesmo investigador redigiu a informação constante desta página em novembro de 2024.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Marvão. Acedido em 22/02/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/comunidades/19680/marvao

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).