Arronches
Arronches é uma vila portuguesa, do distrito de Portalegre. É sede de município, este que ocupa 315 km2, subdivididos em 3 freguesias: Assunção, Esperança e Mosteiros. A vila possui uma população de cerca de 1.500 habitantes e o concelho totaliza 2.776 habitantes (INE 2022).
A ocupação do território pensa-se que remete a uma antiga povoação romana. Destaca-se pelos seus traços de vila estratégica e de valor militar na zona raiana, tendo desempenhado um papel importante em vários momentos históricos do país que lhe conferem um valor patrimonial e histórico relevante - destacando-se a freguesia de Esperança pela presença de arte rupestre.
Em termos económicos, predomina a vocação para a agricultura (azeite, cereais e produtos hortícolas) e para a pecuária (gado bovino, caprino, ovino, suíno, cavalar e muar, com produção de lã e laticínios). As características da paisagem e do território da comunidade permitem ainda o aproveitamento de cortiça e madeiras, bem como a extração de mármore rosa e barro, e o potencial de exploração mineira.
No contexto da paisagem, destaca-se o rio Caia e os seus afluentes, desempenhando a água um papel de grande importância no concelho. Nesse sentido, a vila apresenta cinco pontes.
No que se refere a equipamentos de utilização coletiva erguidos entre 1939 e 1985, destacam-se na sede do concelho um eixo urbano que congrega os edifícios dos antigos Grémio da Lavoura, Casa do Povo, Cantina Escolar, Escola Primária e Albergue Municipal. Destaca-se igualmente o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Arronches. Nas freguesias, o destaque incide sobre o Lavadouro Público de Esperança.
Equipamento da comunidade
Localização
Recursos
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Arronches. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/comunidades/6125/arronches