Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício da Caixa de Crédito Agrícola, ArronchesEdifício do Grémio da Lavoura, Arronches

Tanto quanto a documentação recolhida e analisada permite compreender, o processo de construção do Edifício-sede do Grémio da Lavoura de Arronches iniciou-se em 1955 com a elaboração de um projeto de arquitetura. 

Após aprovação do projeto, da autoria do Arq. António de Brito, em 1956 o Ministério das Obras Públicas (MOP) concedeu uma comparticipação de 30.000$00, através do Fundo de Desemprego, à direção do grémio para a construção do edifício.

O esforço financeiro exigido desta entidade para a realização da obra terá implicado o recurso a um empréstimo da Junta de Colonização Interna (JCI), a conceder ao abrigo da Lei de Melhoramentos Agrícolas (1946), uma vez que um exemplar do projeto pode ser consultado no fundo da Junta de Colonização Interna em depósito no Arquivo Nacional Torre do Tombo, em Lisboa.

A obra seria concluída e inaugurada em 1959. No início da década de 1970, a instituição pretendeu expandir significativamente as suas instações e atividades, em iniciativas cuja concretização não foi possível determinar.

Em 2024, alberga uma agência bancária do Crédito Agrícola, bem como uma área comercial ocupada por estabelecimentos comerciais de natureza diversa. 

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
1959
Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O edifício do antigo Grémio da Lavoura de Arronches localiza-se num dos principais eixos da vila que congrega um núcleo diversificado de equipamentos de utilização coletiva (antigas cantina escolar, casa do povo e escolas primárias, bem como o antigo albergue municipal).

Formalmente, adota uma solução de 2 pisos e cave, com várias zonas: vendas (com dimensões que prevêem a aglomeração de público); armazém para ferragens agrícolas; depósito (lãs, sementes e adubos); serviços gerais (lavabos e vestiários); administrações do Grémio da Lavoura e da Caixa de Crédito (sala de reuniões, gabinetes, salas de expedientes, arquivos, vestiário, espaços circulatórios e instalações sanitárias).

A implantação teve atenção à exposição dos compartimentos e clima local, sendo que se pretendeu igualmente dar uma feição ao edifício que se integrasse no ambiente regional.

Em 2024, os seus utilizadores são múltiplos e o edifício não desempenha as suas funções iniciais, pese embora conserve, de forma aparente, os traços gerais da sua arquitetura. 

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Localização
Morada
Rua Dr. Edmundo Curvelo
Distrito Histórico (PT)
PortalegreDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Outras Utilizações
Utilizador
Crédito Agrícola Organização

Materiais e Tecnologias

Estrutura

Documentação

Registos e Leituras

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em agosto de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Edifício da Caixa de Crédito Agrícola, Arronches. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/6129/edificio-da-caixa-de-credito-agricola-arronches

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).