Edifício da Caixa de Crédito Agrícola, ArronchesEdifício do Grémio da Lavoura, Arronches
Tanto quanto a documentação recolhida e analisada permite compreender, o processo de construção do Edifício-sede do Grémio da Lavoura de Arronches iniciou-se em 1955 com a elaboração de um projeto de arquitetura.
Após aprovação do projeto, da autoria do Arq. António de Brito, em 1956 o Ministério das Obras Públicas (MOP) concedeu uma comparticipação de 30.000$00, através do Fundo de Desemprego, à direção do grémio para a construção do edifício.
O esforço financeiro exigido desta entidade para a realização da obra terá implicado o recurso a um empréstimo da Junta de Colonização Interna (JCI), a conceder ao abrigo da Lei de Melhoramentos Agrícolas (1946), uma vez que um exemplar do projeto pode ser consultado no fundo da Junta de Colonização Interna em depósito no Arquivo Nacional Torre do Tombo, em Lisboa.
A obra seria concluída e inaugurada em 1959. No início da década de 1970, a instituição pretendeu expandir significativamente as suas instações e atividades, em iniciativas cuja concretização não foi possível determinar.
Em 2024, alberga uma agência bancária do Crédito Agrícola, bem como uma área comercial ocupada por estabelecimentos comerciais de natureza diversa.
Analysis
O edifício do antigo Grémio da Lavoura de Arronches localiza-se num dos principais eixos da vila que congrega um núcleo diversificado de equipamentos de utilização coletiva (antigas cantina escolar, casa do povo e escolas primárias, bem como o antigo albergue municipal).
Formalmente, adota uma solução de 2 pisos e cave, com várias zonas: vendas (com dimensões que prevêem a aglomeração de público); armazém para ferragens agrícolas; depósito (lãs, sementes e adubos); serviços gerais (lavabos e vestiários); administrações do Grémio da Lavoura e da Caixa de Crédito (sala de reuniões, gabinetes, salas de expedientes, arquivos, vestiário, espaços circulatórios e instalações sanitárias).
A implantação teve atenção à exposição dos compartimentos e clima local, sendo que se pretendeu igualmente dar uma feição ao edifício que se integrasse no ambiente regional.
Em 2024, os seus utilizadores são múltiplos e o edifício não desempenha as suas funções iniciais, pese embora conserve, de forma aparente, os traços gerais da sua arquitetura.
Key moments (click below for details)
Location
Status & Uses
Materials & Technologies
Documentation
A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em agosto de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
To quote this work:
Arquitectura Aqui (2025) Edifício da Caixa de Crédito Agrícola, Arronches. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/6129/edificio-da-caixa-de-credito-agricola-arronches