Guarda Fiscal de Penamacor
Capilha de papel branco, com inscrição manuscrita ao centro “Penamacôr”, e indicação manuscrita no canto superior direito “GF-193 / 4.11/46.2 / 0098.2” e, no canto oposto, “DSARH / 193”. Contém capa cinza do Ministério das Obras Públicas/ Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, respeitante à Delegação nas Obras dos Quartéis da G. Fiscal e, concretamente, ao Quartel de Penamacor, sobre o qual se conserva documentação textual.
Identificação
Análise
1942.10.26: Ofício do Engenheiro Delegado nas Obras de Edifícios de Cadeias, das Guardas Republicana e Fiscal e das Alfândegas (assinatura ilegível) dirigido ao Engenheiro Diretor dos Monumentos Nacionais. Apesar de remeter um orçamento para obras de melhoramento do edifício da Guarda Fiscal, considera-o “de feia aparência, sem qualquer espécie de interesse e em péssimo estado de conservação”. Pelo valor a que ascenderiam as obras, julga que em momento oportuno se deverá optar pela construção de um novo edifício e apenas fazer pequenas intervenções no existente.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Guarda Fiscal de Penamacor. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/38159/guarda-fiscal-de-penamacor