Jorge Ribeiro de OliveiraJorge Oliveira
Identification
Analysis
"A arquitetura foi um interesse tardio na vida académica de Oliveira, e o seu segundo curso académico (depois do curso complementar de Ciências Pedagógicas). Tendo-se transferido da Escola de Belas-Artes de Lisboa para a do Porto devido a discordâncias com um dos seus professores, o arquiteto Cristino da Silva, só se diplomou em 1945, com 38 anos de idade, apresentando ao Concurso para Obtenção do Diploma de Arquitecto um projeto para o mercado de Faro. De 1936 a 1942, ainda sem o diploma, Oliveira trabalhou como chefe do ateliê do arquiteto Porfírio Pardal Monteiro em Lisboa. Esta experiência foi determinante para a sua formação no campo da arquitetura pública, visto que foi coautor de várias das encomendas de Pardal Monteiro na capital, como o terminal de navios de passageiros de Alcântara (1938-1943), o complexo da Universidade Clássica de Lisboa (1935-1938), o Pavilhão dos Descobrimentos na Exposição do Mundo Português (1940) e a remodelação parcial do edifício da Assembleia Nacional (1940). As imponentes composições de Monteiro, fortemente influenciadas pelo trabalho de Auguste Perret, conjugavam o uso inovador de vastas estruturas de betão com referências clássicas para criar obras de um Moderne monumental, muito apreciado pelo poder político nas primeiras décadas do Estado Novo. A busca de uma dignidade ou nobreza particular na arquitetura pública, a adoção moderada da paleta formal modernista (atenuada por um gosto pela gravitas tectónica) e a atenção ao pormenor são características essenciais da arquitetura de Pardal Monteiro em finais dos anos 1930 que influenciaram o trabalho de Oliveira nos anos 1940.
Outra influência importante foi a arquitetura pública espanhola.(...)"
Ricardo Costa Agarez, A Construção do Algarve (Dafne, 2023), 265-266.
O percurso do arquiteto Jorge de Oliveira no Algarve e as suas obras na região, bem como o seu papel de consultor técnico, são analisados em algum detalhe neste livro, em especial no subcapítulo "Regionalismo Conservador – Os Anos da Disseminação, 1943-1952" (pp. 265-305).
Relations
Documentation
To quote this work:
Arquitectura Aqui (2025) Jorge Ribeiro de Oliveira. Accessed on 03/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/agents/persons/8693/jorge-ribeiro-de-oliveira