Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Edifício-Sede da Administração Florestal da Covilhã

A partir de 1950.09, começam os estudos para a construção do edifício sede da Administração Florestal da Covilhã. O projeto ficou à cargo do arquiteto  Jorge Santos Costa, que já havia desenvolvido e que desenvolveria outros projetos de edifícios do tipo, como o de Arganil. O primeiro estudo foi objeto de parecer parcialmente favorável, em que se recomendava a redução de algumas áreas da construção proposta, o que deu origem a uma revisão do projeto, apreciado em 1951.02.08 e aprovado no ano seguinte. A construção teve início em 1952 e ficou à cargo do construtor civil João da Costa Riscado, responsável por outras obras públicas no concelho. Em 1954.04.03, a obra estava concluída, tendo sido lavrado o auto de recepção provisório.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Community

Location

Address
Rua do Grupo Desportivo da Mata
Former Distrito (PT)
Castelo BrancoFormer Distrito (PT)
Context
PeriurbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

Chronology of Activities

Activities 2

Brief Description

Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

Durante os anos 1950, o Ministério das Obras Públicas investiu na construção de vários edifícios para as sedes das Administrações Florestais para servir como postos avançados de controle e estudo do território no contexto de uma política nacional, o Plano de Povoamento Florestal. O edifício da Covilhã é uma destas obras, desenhadas de maneira individualizada pelo arquiteto Jorge Santos Costa, sediado em Lisboa. Esta tipologia não mereceu a elaboração de um projeto tipo, já que o tamanho do edifício variava em função do número de técnicos presentes, além da família do administrador e dos depósitos para materiais de trabalho.

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

 O arquiteto Jorge Santos Costa apresentou em 1952.04.23 o projeto definitivo para edifício, seguindo a instrução "Programa a que deverão obedecer as obras a projetas no ano de 1950". O edifício, "concebido com a forma de um L",  agrega os serviços da Administração Florestal e a Residência do Administrador. Do ponto de vista da "Expressão Plástica", o arquiteto pretendeu dar "sabor(...) que se integre no ambiente próprio que o local oferece". A construção recorreria à "materiais próprios da região, tirando-se partido do granito pela sua aplicação em vários dos elementos, conjugado com superfície de reboco áspero e empenas guarnecidas com troncos de madeira de pinho das Matas Nacionais". 

Materials & Technologies

Structure
Betão ArmadoBuilding Materials
Finishes and Decoration
Vãos em Madeira de PinhoBuilding Materials

A informação constante desta página foi redigida por Diego Inglez de Souza, em Setembro de 2023, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício-Sede da Administração Florestal da Covilhã. Accessed on 19/09/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/1051/edificio-sede-da-administracao-florestal-da-covilha

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).