Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Posto de Socorros e Casa da Professora em Pombeiro da Beira, Arganil

Esta obra combina duas valências complementares aos equipamentos que já existiam em Pombeiro da Beira e foi viabilizada, aparentemente, pela intervenção determinada de Arminda Alves Caetano da Silva Sanches, esposa do então presidente da Câmara, Coronel Álvaro Duarte da Silva Sanches, irmã de Marcello Caetano e mãe do Ministro das Obras Públicas Rui Sanches. Através de pequenas notas, a professora primária Arminda Sanches fez chegar ao gabinete do Ministro a necessidade deste equipamento, que serve de posto médico e residência da professora, resolvendo assim dois problemas da freguesia com uma só obra. 

A comparticipação do Fundo de Desemprego foi concedida em 16/8/1966 à "Comissão Pró-Construção do Posto de Socorros, em Pombeiro da Beira" para a construção desta obra, juntamente com a residência da professora da Escola Primária local.

O primeiro anteprojeto foi apresentado pelo Engenheiro civil Luis Alberto de Figueiredo do Vale em Fevereiro de 1965 e revisto em Março do ano seguinte, em função das recomendações decorrentes da apreciação do projeto pelo arquitecto M. Travassos Valdez, que assina a informação 32/65 da DGSU.

"Actualmente, os médicos que se deslocam a Pombeiro da Beira, não dispõem de qualquer dependência onde possam dar consultas e observar e tratar os doentes com um mínimo de condições de higiene e conforto, o que torna precária a assistência médica às populações, feita nestas condições. Também se tem sempre verificado a dificuldade de manter provido um dos lugares de professora do ensino primário com uma continuidade desejável por a sede da freguesia de Pombeiro da Beira não dispôr de qualquer pensão e não existir qualquer casa em que a respectiva professora se possa instalar com um mínimo de comodidade e dignidade, pelo que assim acaba por solicitar a sua transferência logo que lhe é possível." (Processo 226/MU/65, AHOTDU).

Em carta datada de em 17/5/1965  acompanhada de um anteprojeto e de uma estimativa do orçamento da obra, a Presidente da Comissão Pró-Construção do Posto de Socorros de Pombeiro da Beira Arminda Alves Cateano da Silva Sanches expõe as razões e oportunidades que justificavam o investimento:

"Pensou-se, portanto, tentar resolver estes dois problemas com a construção dum edifício, instalando no rés do chão o Posto de Socorros e no primeiro andar, a residência da professora. Tem suscitado grande interesse a ideia entre os naturais da freguesia, espalhados por África, América, Brasil, Lisboa, etc, e que com a maior solicitude, contribuem para o progresso das suas terras, sempre que se tratara dum melhoramento. (...) Um pombeirense, residente em Manaus, ofereceu um terreno em bom local, para a construção do Posto. Um engenheiro fez, gratuitamente, um projeto da obra, que, juntamente, envio a V.Exa. e outras ofertas se seguiram, que, até agora, perfazem quarenta mil escudos".

A informação da Direcção dos Serviços de Melhoramentos Urbanos n.º166/65 é favorável a realização do projeto mas sublinha que "não existe em Plano qualquer verba para esta obra", propondo a sua inclusão no futuro plano de Melhoramentos Urbanos a inaugurar em 1966, o chamado Plano Comemorativo. No entanto, em função das observações decorrentes da apreciação do projeto pelos técnicos da DGSU, que consideraram o "aspecto arquitectónico" de "concepção excessivamente modesta" um novo projeto remodelado é apresentado em 31/3/1966.

Aprovado o projeto e concedida a comparticipação, a entidade peticionária, através de sua presidente, pede ainda que a obra seja realizada através de administração direta, uma vez que a Comissão já dispunha de alguns materiais doados pelos beneméritos locais. A obra iniciou em 26/9/1966 e acabou por ser incluída no Plano Comemorativo de 1966, tendo sido dada por concluída em 6/10/1967, ainda que o Auto de Vistoria Geral só tenha sido lavrado em 19/6/1969. A obra foi inaugurada em 1970.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Notes

Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

Esta obra é singular no sentido em que não parte de nenhum tipo ou programa pré-estabelecido, surgindo das necessidades concretas de uma freguesia onde existiam outros equipamentos construídos (escola primária, cantina escolar) e que procurava, através dos seus beneméritos, conquistar outras valências e serviços complementares. Em função do esvaziamento demográfico destas freguesias, este equipamento deixou de funcionar, ficando o edifício devoluto. Sua história revela também elementos da ação das figuras ativas destas comunidades, que aproveitaram das suas relações para contribuir com a realização de melhoramentos em suas freguesias.

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

A obra, que pouco se distingue das habitações comuns construídas no mesmo período na região, situa-se nas imediações das escolas primárias e do pavilhão gimnodesportivo e da sede da junta de freguesia e centro cultural, obras públicas realizadas ao longo do século XX que acabaram por conformar um núcleo estruturante da freguesia no prolongamento da Rua Visconde Sanches de Frias, onde estão a Igreja Matriz e o pelourinho de Pombeiro da Beira, que foi concelho até 1836, posteriormente integrado ao concelho de Arganil.

Key moments (click below for details)

Conclusion Date
1967
Activities

Location

Community
Hamlet
Pombeiro da Beira
Pombeiro da Serra
Address
Rua Visconde Sanches de Frias 215-207
Former Distrito (PT)
CoimbraFormer Distrito (PT)
Context
RuralContext

Status & Uses

Status
Devoluto TotalStatus of Work
ConstruídoStatus of Work

Materials & Technologies

Structure
PedraBuilding Materials
Alvenaria de TijoloBuilding Materials

A informação constante desta página foi redigida por Diego Inglez de Souza, em fevereiro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Posto de Socorros e Casa da Professora em Pombeiro da Beira, Arganil. Accessed on 21/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/1352/posto-de-socorros-e-casa-da-professora-em-pombeiro-da-beira-arganil

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).