Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Jardim de Infância 'O Despertar', Campo MaiorCreche 'Cantinho dos Sonhos', Campo MaiorCreche e Jardim de Infância, Campo Maior

O edifício da Creche e Jardim de Infância em Campo Maior – denominados Jardim de Infância “O Despertar” e Creche “Cantinho dos Sonhos” (2024) – concretiza uma das grandes prioridades de intervenção do seu promotor, a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior: o apoio social e educativo às crianças e respetivas famílias.

A intenção de construir uma creche e jardim de infância remonta a 1972, com vista a servir a população do bairro da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, construído em 1970 em terrenos próximos a sul e destinado a famílias de baixos recursos económicos.  

Contudo, em junho de 1973 desistiu-se dessa intenção por se julgar que os moradores do Bairro da Misericórdia não estariam interessados na utilização do equipamento. Decidiu-se então superiormente aplicar a verba entretanto concedida para concretização da iniciativa (200.000$00) nas obras de construção do próprio bairro (terceira fase).

Mais tarde, em 1981, parece ter finalmente surgido a necessidade de construir um equipamento que desse resposta a essa prioridade de ação. É, nesse sentido, elaborado um projeto da autoria do arquiteto João de Vasconcelos e Sousa Lino (no Gabinete de Apoio Técnico de Elvas) para a construção de uma Creche e Jardim de Infância em Campo Maior, com capacidade para 110 crianças (35 em creche e 75 em jardim de infância) e orçado em 14.406.000$00.

O mesmo projeto destinava-se também a construção de um edifício idêntico na vizinha cidade de Elvas, a cargo das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, pelas semelhanças na localização e características do terreno.

Em 1986, a obra de "Jardim de Infância – Elvas, Campo Maior" foi apresentada como concluída na Primeira Exposição Nacional de Arquitectura (Lisboa), em cujo catálogo o arquiteto Sousa Lino sintetizou: "Procurou-se conferir ao equipamento a maior polivalência possível de modo a salvaguardar futuras evoluções: daí a existência de um núcleo polivalente central, em torno do qual se organizam todas as actividades." (p. 147)

O Jardim de Infância viria então a iniciar a sua atividade em 1983, com capacidade para 143 crianças, sendo que a Creche viria apenas a iniciar a sua atividade em 2014, com capacidade para 42 crianças.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
ant. 1983
Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

O projeto do edifício do Jardim de Infância “O Despertar” e Creche “Cantinho dos Sonhos” é um projeto idêntico ao Semi-Internato de Nossa Senhora da Encarnação no Bairro da Boa Fé, Elvas, das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, tendo sido o Gabinete de Apoio Técnico de Elvas a elaborar um projeto comum para ambos os edifícios.

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

Localizado junto à Escola Secundária de Campo Maior e nas imediações do Bairro da Santa Casa da Misericórdia, o Jardim de Infância “O Despertar” insere-se na malha urbana da vila. Situa-se em proximidade com diversos equipamentos como o Centro Internacional de Formação Comendador Rui Nabeiro, a Cooperativa de Habitação Económica Popular de Campo Maior, o Centro de Saúde de Campo Maior e o Centro Cultural de Campo Maior.

Originalmente com capacidade para 110 crianças (35 em creche e 75 em jardim de infância), o edifício desenvolve-se num único piso com uma área coberta de cerca de 800 m2, inserido numa área de exterior de quase 1600 m2. O projeto procurou ser polivalente de forma a não apenas responder às necessidades imediatas mas também salvaguardar futuras evoluções

De planta quadrangular centralizada, o programa deste equipamento desenvolve-se em torno de um núcleo central, polivalente, com clarabóia, destinado a refeições e atividades de conjunto entre as crianças. Os demais núcleos ocupam o espaço em volta (setor da creche, sala de atividades dos grupos mais velhos, instalações administrativas, cozinha e lavandaria e respetivos anexos). Os vértices do quadrado que compõe a planta são recortados e funcionam como pequenos alpendres para recreio, formados por perfis de betão armado. Contrariamente ao caso do Semi-Internato da Nossa Senhora da Encarnação em Elvas, e apesar dos os alçados serem muito semelhantes, a entrada principal é feita através de um dos alçados, destacado por um toldo, junto ao portão de acesso.

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Avenida António Sérgio
Former Distrito (PT)
PortalegreFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Original Use
Education ˃ Jardim de InfânciaFunctional Typology
Status
ConstruídoStatus of Work

Materials & Technologies

Structure
Betão ArmadoBuilding Materials
Construction
Alvenaria de TijoloBuilding Materials
Finishes and Decoration
TelhaBuilding Materials
Vidro armadoBuilding Materials

Forum

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias em abril de 2024 e por Ricardo Costa Agarez em março de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas. 

To quote this work:

Tiago Candeias e Ricardo Costa Agarez for Arquitectura Aqui (2025) Jardim de Infância 'O Despertar', Campo Maior. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/13781/jardim-de-infancia-o-despertar-campo-maior

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).