Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Lar da Santa Casa da Misericórdia de ElvasAsilo Silva Martins, Elvas

De acordo com o anúncio publicado em Diário da República (III Série – Número 265, de 12 de novembro de 1969), a Santa Casa da Misericórdia de Elvas procedeu à abertura do concurso público para adjudicação da empreitada da obra de adaptação de um edifício para instalação do Asilo de Silva Martins, em Elvas, a 20 de novembro de 1969. O processo de concurso, para uma obra com base de licitação de 577.994$00, esteve patente na Direção de Urbanização de Portalegre, o que indica que a obra teve comparticipação do Fundo de Desemprego por intermédio do Ministério das Obras Públicas.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1969

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Largo Marquês de Pombal
Former Distrito (PT)
PortalegreFormer Distrito (PT)
Context
RuralContext

Status & Uses

Original Use

Este edifício foi identificado por Ricardo Costa Agarez durante o trabalho preparatório sobre a comunidade de Elvas, em 2022. Além de um anúncio de concurso de empreitada publicado em Diário da República e de um documento do Governo Civil do Distrito de Portalegre (v. "Adaptação de um Edifício (1969)", não foram encontradas fontes documentais ou bibliográficas ou recolhidos testemunhos orais sobre o seu processo de construção e a história da sua utilização.

To quote this work:

Ricardo Costa Agarez for Arquitectura Aqui (2025) Lar da Santa Casa da Misericórdia de Elvas. Accessed on 06/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/15262/lar-da-santa-casa-da-misericordia-de-elvas

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).